Topo

Site mostra quando satélites da Starlink passarão sobre sua cidade; confira

Reprodução
Imagem: Reprodução

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

01/06/2021 13h12

Um fã da SpaceX, a empresa espacial do bilionário Elon Musk, criou um site para que curiosos e aficionados possam saber quando os satélites Starlink vão passar sobre suas cidades.

Registros de observação dos satélites Starlink têm sido feitos em todo o mundo. Isso porque eles têm uma marca visual muito clara: parecem uma corrente de luzes cruzando o céu noturno.

Para permitir que mais gente possa encontrar essa corrente no céu, o site "Find Starlink" se propõe a informar quando eles estarão mais visíveis perto de você. A página está em inglês.

Assim, basta informar a sua cidade ou suas coordenadas para que a plataforma exiba os melhores dias e horários no céu para enxergar os satélites. Há uma lista de 19 cidades brasileiras disponíveis, como Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo

Por que criar um site assim?

Em entrevista ao site "Business Insider", o criador do "Find Starlink", que prefere se manter anônimo, disse que desenvolveu a mecânica por trás da plataforma há dois anos, para que ele, seu irmão e um amigo, todos morando em diferentes partes do mundo, pudessem observar os satélites.

"Eu tinha visto imagens incríveis do primeiro lançamento Starlink, e queria ver [os satélites] com meus próprios olhos", afirmou, em referência ao lançamento inicial, em maio de 2019.

Ao desenvolver o "Find Starlink", ele descobriu que muita gente também tinha a mesma curiosidade. Nos primeiros cinco dias do site no ar, ele conta que meio milhão de pesquisas foram feitas.

O que o site mostra

Site mostra quando satélite da SpaceX vai passar no céu  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando você preenche o site com a cidade mais próxima ou com suas coordenadas, ele responde com os horários e datas em que será possível visualizar os satélites, diferenciando os momentos de boa, média e baixa visibilidade.

Ele também diz para qual direção seu olhar deve se direcionar, por quanto tempo os satélites serão perceptíveis, e a elevação necessária.

No entanto, o site diz que os horários não são totalmente precisos, já que a órbita dos satélites pode ser alterada. O criador justifica: diz que prefere manter as expectativas baixas. "Eu diria 'tente a sua própria sorte' e 'não me culpe se você esperou lá fora, no frio, e não viu nada'", afirmou.

Ainda assim, ele também diz que já recebeu vários e-mails em agradecimento de pessoas que conseguiram visualizar os Starlink no céu.

Além do serviço já mencionado, o "Find Starlink" exibe um mapa em tempo real de localização dos satélites.

Site mostra mapa onde os satélites da SpaceX estão passando no mundo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como ele consegue?

Para fazer o mapeamento dos satélites, o criador diz ter recebido ajuda da rede social Reddit. Lá, a comunidade de discussão sobre a SpaceX realiza cálculos para prever onde está cada corrente de Starlink após seu lançamento.

Assim, o site só precisa rastrear o satélite "líder" de cada corrente e mapear o caminho dele, já que os demais seguem a mesma trilha.

A cada minuto dos cinco primeiros dias após o lançamento das correntes de satélites, a engenharia do site faz um cálculo triangular, que leva em conta a posição do Sol, desse satélite "líder" e da localização para a qual se quer com datas e horários. Assim, ela encontra os momentos de melhor visibilidade em cada área.

Para que servem os satélites

A SpaceX tem lançado esses satélites na órbita de forma constante, com a ajuda dos foguetes Falcon 9. Só em 2021, a empresa já decolou 16 foguetes, cada um carregando até 60 satélites.

Atualmente, são mais de 1.500 satélites Starlink orbitando a Terra, e a previsão de Musk é que eles cheguem a ser 42 mil até 2027. A ideia que justifica esse grande número de lançamentos é que a SpaceX pretende construir uma constelação de satélites, que possa oferecer um serviço de acesso à internet que seja rápido e eficaz.

De acordo com a empresa, os Starlink orbitam a Terra numa distância que chega a ser até 60 vezes menor do que os satélites tradicionais. Com isso, o envio de dados do espaço para cá é mais veloz, o que resulta numa experiência de internet mais rápida. Por orbitarem mais próximos, também se justifica a facilidade em visualizá-los aqui da Terra.

No entanto, astrônomos profissionais já registraram incômodo com o excesso de brilho dos Starlink, já que eles atrapalham outras pesquisas em andamento. Em resposta, a SpaceX reduziu as luzes emitidas.

Os melhores dias para a visualização, portanto, são aqueles três ou quatro logo em seguida ao lançamento dos satélites.