Topo

Conheça oito programas gratuitos para visualizar imagens digitais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

30/05/2021 04h00

Se você não curte muito o Microsoft Fotos, o visualizador de imagens padrão do Windows 10, saiba que existem outras opções de programas leves, simples e gratuitos disponíveis.

A maioria deles lê diferentes formatos de imagem e até mídias animadas, tipo GIFs. Confira abaixo oito das melhores alternativas de visualizadores de fotos para o Windows.

FastStone Image Viewer

FastStone Image Viewer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O FastStone Image Viewer suporta todos os formatos de imagem comuns, é compatível com imagens RAW da maioria das câmeras digitais, tem a opção de apresentação de slides com efeitos de transições, tem alguns recursos de edição de imagens, como iluminação, redimensionar e placa de desenho, e oferece suporte para visualização, renomeação e conversão de arquivos em lote.

A sua interface pode parecer um pouco desatualizada, mas os recursos são apresentados de maneira simples e de fácil encontro. Além disso, o programa vem com suporte para diversos idiomas e é gratuito.

XnView

XnView  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além de suportar diversos formatos de imagens, o XnView roda também arquivos de vídeo e áudio, tem funções básicas de edição de imagem, como rotação, corte e redimensionamento, conversão de imagens para outros formatos, visualização de tela inteira e apresentação de slides.

O programa está disponível em diversos idiomas para Windows, Mac e Linux e é gratuito. Entretanto, para uso comercial requer uma licença.

IrfanView

IrfanView - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O IrfanView oferece conversão de fotos em diversos formatos, edição de imagens, como cortes, correção de cor, adicionar marcas d'água e filtros, além de correção de olhos vermelhos.

O programa é compatível com Windows 10 e versões mais antigas também, tem uma interface desatualizada e seu idioma é inglês. Está disponível gratuitamente, mas o uso comercial requer uma licença.

JPEGView

JPEGView - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O JPEGView suporta vários formatos de imagens e tem diversas ferramentas de edição, como nitidez, equilíbrio de cores, rotação, perspectiva, contraste entre outras.

Disponível gratuitamente, o programa possui uma interface bem mais clean e você tem acesso aos recursos apenas posicionando o cursor do mouse na parte inferior da tela.

Nomacs

Nomacs  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Nomacs oferece recursos de edição de imagem, como redimensionar, cortar, girar imagens e inverter/alterar a exposição, além de sincronização de visualizador.

O programa está disponível em diversos idiomas de forma gratuita para Windows, Mac e Linux.

HoneyView

HoneyView - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O HoneyView tem uma interface mais atualizada, mas possui recursos mais simples se comparada com os outros visualizadores de imagens.

O programa suporta alguns formatos de imagem como PNG, JPEG, GIF, entre outros, permite girar e redimensionar a imagem e está disponível gratuitamente.

ApowerSoft Photo Viewer

ApowerSoft Photo Viewer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O ApowerSoft Photo Viewer suporta qualquer tipo de formato, desde de JPEG até HEIC, além de arquivos PDF.

O programa é gratuito e oferece diversos recursos diferentes que não são encontrados nos outros visualizadores, como captura de tela, compartilhamento de imagem e armazenamento na nuvem.

A ferramenta de edição de imagem deixa a desejar por ser bem parecida com o Paint.

123 Photo Viewer

123 Photo Viewer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O 123 Photo Viewer suporta diversos formatos de imagem, até arquivos de animação, como WebP, APNG e GIF. Oferece operações em lote, conversão de formatos de arquivos, ferramenta de edição de imagem, como filtros, templates, cortar, entre outros.

O programa está disponível gratuitamente na Microsoft Store, mas o teste grátis dura somente 30 dias.