Topo

Conheça a equipe russa que vai gravar o 1º filme em órbita, dentro da ISS

A atriz russa Yulia Peresild  - Reprodução/Instagram
A atriz russa Yulia Peresild Imagem: Reprodução/Instagram

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

21/05/2021 04h00

A Rússia anunciou ter escolhido uma atriz e um diretor de cinema para enviar ao espaço, onde produzirão o que deve ser o primeiro filme gravado em órbita, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Os selecionados são Yulia Peresild, de 36 anos, e Klim Shipenko, de 37. O filme tem o título provisório de "Desafio" e, de acordo com a agência de notícias estatal russa, contará a história de uma cirurgiã que vai ao espaço para operar um astronauta que está mal demais para conseguir voltar à Terra.

No Instagram, Peresild comemorou sua seleção com uma foto ao lado do cineasta e do produtor Konstantin Ernst. Na legenda, pediu que seus fãs desejem sorte a eles. O treinamento para a viagem deve começar já em junho, e incluirá testes de vibração e centrifugação, voos de avião simulando gravidade zero e prática de paraquedismo.

Peresild é famosa no país por ter estrelado filmes patrióticos como "A Batalha de Sevastopol", de 2015, no qual interpreta uma jovem soviética que se alista no Exército Vermelho para lutar contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial. Seu currículo inclui mais de 30 filmes.

Ela venceu um concurso contra outras milhares de atrizes que desejavam participar do filme e haviam se inscrito junto ao governo russo para concorrer ao papel.

Shipenko dirigiu filmes como a comédia "Kholop", sobre um homem ganancioso que é transportado para o século 19 e tem que viver como um camponês. O filme fez mais de US$ 42 milhões (R$ 221 milhões) de bilheteria. Embora seja esse seu filme mais conhecido, é possível que ele tenha sido escolhido por ter dirigido "Salyut-7", filme sobre astronautas soviéticos baseado em fatos reais.

Todo o processo de filmagem será coberto pela TV estatal russa. A produção será feita por Ernst, que é diretor do canal, e pelo chefe da Roscosmos, a agência espacial da Rússia, Dmitry Rogozin.

Competição com os EUA

De acordo com a Roscosmos, a ideia de produzir um filme fora da Terra é "mostrar que o espaço está se abrindo para mais pessoas".

Mas os prazos anunciados para o projeto também dão a entender que, na verdade, há uma competição com os Estados Unidos para ver quem consegue realizar um filme no espaço primeiro.

A missão russa está programada para ser lançada no dia 5 de outubro. Esse também deve ser o mês em que Tom Cruise e o cineasta Doug Liman (de "A Identidade Bourne") partirão para gravar um filme na Estação Espacial Internacional, segundo anúncio feito em 2020, embora as datas ainda não tenham sido confirmadas.

Com a recente parceria entre a empresa privada SpaceX e a agência espacial americana Nasa, o programa espacial dos EUA ganhou novo ânimo. Agora, a Rússia parece disposta a retomar a corrida dos tempos da Guerra Fria. Um filme lançado antes pode ser uma boa propaganda.