Topo

Deu Tilt #15: Meus dados vazaram. E agora?

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

19/05/2021 04h00

Se você é dessas pessoas que sai falando o número de seu CPF para qualquer balconista de mercadinho, saiba que seus dados podem ser muito valiosos e é preciso cautela. Mas, aos poucos, o brasileiro parece começar a ter cuidados com esse assunto.

Esse foi um dos temas debatidos no 15º episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o "Deu Tilt". Guilherme Tagiaroli, repórter de Tilt, conversou sobre o assunto com Nina da Hora, cientista da computação e especialista em cibersegurança e Carlos Affonso, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) do Rio de Janeiro.

Ouça o episódio na íntegra no player acima.

Segundo Affonso, o Brasil ainda não tem cultura de proteção de dados pessoais, mas o país atravessa um momento de início de transformação, principalmente com mudanças legislativas, a partir da criação da Lei Geral de Proteção de Dados (ouça a partir de 02:50).

"O brasileiro vai na farmácia comprar um remédio e se for perguntado qual é o CPF para ter desconto, nem passa pela cabeça da pessoa o que a farmácia pode fazer com esse dado da pessoa, ligando nome, CPF, remédio adquirido e como isso pode gerar uma série de modelos de negócios", afirmou.

Para Nina, no meio digital, as pessoas precisam mostrar que são humanas e, dessa maneira, acabam soltando informações pessoais nas redes sociais (ouça a partir de 28:10).

"Estamos falhando com a privacidade, para poder ter um ganho de outras formas no meio digital. Isso é perigoso e nos próximos cinco anos teremos problemas maiores e isso pode causar uma debandada das redes", disse.

Segundo a cientista da computação, individualmente pode ser que a pessoa não tenha muito valor, mas dentro de um grupo específico que pode ser revertido em lucro para um hacker ou um criminoso qualquer, todos valemos muita coisa (ouça a partir de 10:47).

"Nós somos conteúdo na internet. E conteúdo hoje dá muito lucro. Tudo vira lucro e poder. Seu CPF não vai só ser usado para roubar dinheiro de você. Principalmente agora, existe uma estrutura de poder por trás dessas ações. Se eu vazo esses dados eu tenho um objetivo a longo prazo", disse.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Deu Tilt, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.