Topo

App


Precisa fazer videochamadas? Teams é liberado para todos e vira nova opção

Interface de chamada de vídeo do Microsoft Teams - Divulgação
Interface de chamada de vídeo do Microsoft Teams Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

17/05/2021 10h00Atualizada em 24/06/2021 16h58

O Microsoft Teams é uma ferramenta de colaboração em ambientes corporativos, em que é possível conversar com colegas de trabalho e marcar reuniões. A partir desta segunda-feira (17), as coisas vão mudar um pouco, pois a Microsoft vai liberar o Teams para todo mundo e com recursos para uso pessoal.

Desta forma, a aplicação passará a ser mais uma opção para comunicação entre amigos e familiares, rivalizando com Zoom e Google Meet. Antes, para organizar reuniões pelo Teams só tendo uma conta paga da Microsoft.

O que dá para fazer com o Microsoft Teams

O Microsoft Teams nada mais é que uma plataforma de comunicação disponível via web, app para smartphone e computador. Nela, é possível conversar por chat, voz ou vídeo com seus contatos gratuitamente.

Segundo a Microsoft, conversas um a um são grátis por até 24 horas. Em chamadas em grupo (com mais de duas pessoas), o limite padrão é de 60 minutos com no máximo 100 participantes. No entanto, por ocasião da pandemia de covid-19, a Microsoft permitirá chamadas grátis com até 300 pessoas por 24 horas.

Com a disponibilização do Teams para um público maior, a Microsoft anunciou alguns recursos para tornar a experiência mais amigável.

O modo "Together" (juntos, em tradução livre) posiciona todas os participantes de uma vídeochamada num mesmo ambiente virtual. Em conversas via chat, será possível reagir por meio de GIFs e emojis animados.

Para participar de uma videochamada, não é necessário que o convidado tenha uma conta no Microsoft Teams. De acordo com a empresa, após criar a chamada, basta enviar um link para a pessoa, que consegue entrar sem a necessidade de um cadastro.

Organizando planos com a família e amigos

Além das funções de comunicação, o Microsoft Teams também quer auxiliar na organização de planos entre amigos e familiares. Então, é possível, por exemplo, criar uma lista de tarefas para um grupo de contatos e submeter ideias para voto entre os participantes. Por exemplo: O que devemos fazer no fim de semana: Acampar, fazer churrasco ou ficar em casa?

Mesmo com essa abertura para todos, o Microsoft Teams não misturará a conta pessoal com a conta corporativa. Então, arquivos e chats trocados em grupos pessoais ficam separados. Para alternar entre os perfis, basta tocar na foto de perfil e escolher qual conta se quer acessar.