Topo

Quem é o excêntrico bilionário japonês que vai viajar para a ISS

09.out.2018 - O milionário japonês Yusaku Maezawa deve ser o primeiro passageiro privado do voo ao redor da Lua que será realizado em 2023 pela SpaceX - Toshifumi Kitamura/AFP
09.out.2018 - O milionário japonês Yusaku Maezawa deve ser o primeiro passageiro privado do voo ao redor da Lua que será realizado em 2023 pela SpaceX Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

De Tilt, em São Paulo

13/05/2021 15h39

O bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente Yozo Hirano serão os próximos turistas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou nesta quinta-feira a agência espacial russa Roscosmos, que prevê a viagem para 8 de dezembro.

"A duração da viagem espacial será de 12 dias", informa a agência em seu site oficial. O treinamento da tripulação começará em junho.

Além disso, o excêntrico bilionário japonês, que fez fortuna com a moda na internet, prevê que oito pessoas o acompanhem em uma viagem de turismo espacial ao redor da Lua, programada para 2023 com a SpaceX, a empresa aeroespacial de Elon Musk.

Maezawa tem 44 anos e é fundador da Zozotown, um marketplace de marcas japonesas e estrangeiras. Parte das ações da empresa foram vendidas para o Yahoo Japão. A fortuna de Maezawa é avaliada em R$ 15 bilhões.

Em 2020, o empresário iniciou uma campanha para encontrar uma namorada que pudesse acompanhá-lo na viagem à Lua. Ele busca alguém para dividir a experiência, além da vida e da fortuna.

"Tenho muita curiosidade para ver como é a vida no espaço, então planejei descobrir por mim mesmo e compartilhar com o mundo em meu canal do YouTube", comentou Yusaku Maezawa em um comunicado da Space Adventures.

A retomada das viagens turísticas para a ISS organizadas pela Roscosmos acontece depois que, em 2020, a agência espacial russa perdeu o monopólio dos voos tripulados com o sucesso da SpaceX, o que a privou de uma parte importante de receita gerada pela compra de assentos por parte das agências espaciais americana e europeia.

Além do espaço, Maezawa coleciona carros esportivos e obras de arte. O bilionário tem planos de criar um museu de arte moderna em Chiba, sua cidade natal. Para a viagem à Lua, ele pretende levar artistas, músicos, pintores, dançarinos, fotógrafos, diretores de cinema e designers para que possam criar novas obras de arte a partir do espaço.

(Com AFP)