Topo

Carta 'extremamente' rara de Einstein será leiloada por R$ 2 milhões

Carta de Albert Einstein será leiloada Imagem: Reprodução/RR Auction

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2021 15h29Atualizada em 12/05/2021 15h29

Uma carta do físico Albert Einstein será leiloada por um valor milionário. Segundo informações do Daily Mail, ela está avaliada em 282 mil libras esterlinas (aproximadamente 2 milhões de reais). O manuscrito é descrito como "extremamente raro" e é um dos quatro registros do cientista da fórmula "E = mc²".

O documento foi escrito pelo físico alemão em outubro de 1946, endereçado ao seu colega de profissão, Ludwik Silberstein. A carta foi uma resposta de Einstein ao seu amigo sobre uma questão complexa, a qual ele respondeu que poderia "ser respondida com a fórmula E = mc²".

O objeto, disponibilizado pelos tataranetos de Silberstein, está sendo leiloado pelo RR Leilão em Boston, nos Estados Unidos, e promete trazer uma disputa acirrada entre os compradores. A carta conta com um papel timbrado da Universidade de Princeton, agregando ainda mais valor, tanto histórico quanto financeiro.

A fórmula de Einstein, apesar de famosa, possui registros escassos, sendo um modelo de equivalência de massa-energia, dando respostas a questões que buscam compreender por que pequenas quantidades de massa podem ser transformadas em grandes quantidades de energia.

Retrato do físico alemão Albert Einstein Imagem: Wikimedia Commons

"Se E é a energia do seu sistema consistindo nas duas massas, E a energia das massas quando se aproximam da distância infinita, então o defeito de massa do sistema é E - E / c2," argumentou Albert em outra parte da mensagem enviada a Silberstein.

Ludwik Silberstein é conhecido por ter desafiado a popular Teoria da Relatividade de Einstein, afirmando que era uma tese "falha", em meados da década de 1930. Porém, na época em que os estudiosos trocaram a carta que irá a leilão, ambos já estavam de acordo com a maneira que Albert pensava.

"É uma carta importante do ponto de vista holográfico e físico, pois mostra o pensamento de Einstein sobre um dos mais básicos de todos os problemas físicos", alegou Bobby Livingston, vice-presidente executivo da RR Auction.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carta 'extremamente' rara de Einstein será leiloada por R$ 2 milhões - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt