Topo

Meteoro em forma de bola de fogo azul explode sobre os EUA; veja vídeos

Meteoro "bola de fogo azul" explode sobre os EUA; veja vídeos - Reprodução
Meteoro "bola de fogo azul" explode sobre os EUA; veja vídeos Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

11/05/2021 19h52

Um meteoro explosivo, classificado como uma "bola de fogo", foi visto cruzando os céus do meio-oeste dos Estados Unidos, na madrugada de domingo (9). Pelo menos 11 câmeras registraram o momento da explosão, por volta de 1h04 da manhã (horário de Brasília).

Vídeos registrados por câmeras de monitoramento, de campainhas inteligentes ou porteiros eletrônicos — e até de um carro — mostram o rastro super brilhante do meteoro, seguido por uma bela sequência de explosões de cor azulada e esverdeada, que iluminam o entorno.

Confira alguns dos vídeos a seguir:

O meteoro é classificado por cientistas como um bólido: uma "bola de fogo", que deixa uma trilha ionizada, muito luminosa e duradoura, e ao final explode. Ele brilha mais que o planeta Vênus e até que a Lua cheia (os dois objetos mais brilhantes do nosso céu noturno).

A Sociedade Americana de Meteoros (AMS) recebeu 51 relatos, de quatro estados diferentes, sobre o meteoro: Minnesota (a grande maioria), Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wisconsin. A noite virou dia por alguns segundos nestas regiões.

Apesar de impressionante, é um fenômeno inofensivo. Trata-se de uma rocha espacial (meteoroide) de alguns centímetros, que entrou em nossa atmosfera e, provavelmente, foi completamente desintegrada por ela.

Se caíram fragmentos em solo — fragmentos que recebem o nome de meteoritos —, eles com certeza são pequenos demais para causar danos a pessoas ou construções.