Topo

Facebook e Instagram colocam aviso de informação falsa em post de Bolsonaro

Post de bolsonaro é marcado como informação falsa no Instagram - Reprodução/Instagram
Post de bolsonaro é marcado como informação falsa no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

29/04/2021 12h14

O Facebook e o Instagram colocaram um aviso de "informação falsa" em um vídeo publicado na segunda-feira (26) nos perfis do presidente Jair Bolsonaro.

O presidente compartilhou um vídeo em que um homem compara títulos de matérias em português e em espanhol do jornal El País, sobre o discurso que Bolsonaro fez no Fórum Econômico Mundial, em 2019, em Davos.

O autor do vídeo afirma que o título do texto publicado em espanhol dizia que o presidente brasileiro "animou" os investidores com o discurso. Já em português, o título da matéria dizia que Bolsonaro "decepcionou" com uma fala breve em Davos.

"Se você não lê jornal está sem informação, se lê está desinformado", escreveu o presidente na legenda da publicação.

A agência Lupa, responsável por checar as informações, afirmou que o conteúdo é falso, já que a palavra "animar" em espanhol não tem o mesmo sentido que em português.

Em espanhol, animar significa "incitar alguém a tomar uma ação". "Dessa forma, difere-se do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a 'transmitir ânimo', 'dar vida' ou 'estimular'", diz a agência.

Tanto o Facebook como o Instagram colocaram o aviso de informação falsa na publicação. O vídeo, no entanto, ainda pode ser assistido por qualquer usuário. Procurado pelo UOL, o Planalto não quis se manifestar.