Topo

Moto G9 Play x Galaxy A21s: qual o melhor básico para você?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

20/04/2021 04h00Atualizada em 20/04/2021 10h35

O Moto G9 Play e o Galaxy A21s disputam espaço como dois celulares populares da Motorola e da Samsung. Desde o seu lançamento em 2020, os modelos ficaram mais baratos, mesmo com alguns recursos intermediários na ficha técnica.

Ambos os modelos trazem 5.000 mAh de bateria, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, tela de 6,5 polegadas e câmera principal de 48 MP de resolução. Com especificações tão parecidas, Tilt comparou os dois celulares para ver qual dos básicos se sai melhor. É importante destacar que a experiência de uso também importa e pode compensar especificações ruins no papel. Mas via de regra as informações do modelo são bastante reveladoras sobre o que esperar deles.

Compre Moto G9 Play
Compre Samsung Galaxy A21s

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelo link recomendado neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

  • Moto G9 Play: 165,2 mm x 75,7 mm x 9,2 mm; e 200 g
  • Galaxy A21s: 163,7 mm x 75,3 mm x 8,9 mm; e 192 g

Tanto o Moto G9 Play quanto o Galaxy A21s são para quem está acostumado com aparelhos grandes. Eles têm quase a mesma altura, largura e espessura. A diferença no peso também é mínima, sendo que o modelo da Samsung é 8 gramas mais leve. Ambos têm tela de vidro e corpo de plástico.

O design do aparelho da Motorola é mais clássico, com entalhe frontal para a câmera e lentes no meio superior da traseira. Já o Galaxy A21s aposta no visor "infinito" de tela —isto é, com imagem quase sem bordas— além de posicionar as câmeras nos cantos superiores esquerdos.

Veredito: Por ser um pouco mais leve e, portanto, mais fácil de segurar e manusear, escolhemos o aparelho da Samsung.

  • Moto G9 Play: 6,5 polegadas LCD, com resolução de 1600 x 720 pixels
  • Galaxy A21s: 6,5 polegadas LCD, com resolução de 1600 x 720 pixels

Tanto o celular da Motorola quanto o da Samsung têm as mesmas características técnicas: tamanho (6,5 polegadas, ou 16,5 cm na diagonal), tipo de iluminação (LCD) e resolução (HD+).

A diferença entre elas está na posição da câmera frontal. Enquanto o Moto G9 Play aposta em um pequeno entalhe central, o Galaxy A21s joga a lente para o canto esquerdo para dar a sensação de "tela infinita".

Veredito: As telas são quase idênticas, mas a do Galaxy A21s ganha por um detalhe: a posição da sua câmera frontal.

  • Moto G9 Play: 5.000 mAh
  • Galaxy A21s: 5.000 mAh

Ambos aparelhos têm baterias com 5.000 mAh, que segundo as fabricantes permite uso de até 21 horas de reprodução de vídeo e 109 horas de áudio.

A função carregamento rápido está nos dois modelos, mas o Moto G9 Play vem com um carregador de 20 W e o Galaxy A21s com um carregador de 15 W, menos potente.

Veredito: com a mesma potência de bateria, o desempate fica no poder do carregador rápido. Por isso, ponto para a Motorola.

  • Moto G9 Play: traseira tripla de 48 MP + 2 MP + 2 MP, e frontal de 8 MP
  • Galaxy A21s: traseira quádrupla de 48 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP), e frontal de 13 MP

Principal

O Moto G9 Play tem em sua traseira uma lente principal de 48 MP. Para diversificar os ângulos das fotos, o celular também traz um sensor de profundidade e uma lente macro, ambas com 2 MP. O grande destaque fica para a abertura de f/1,7 da câmera principal, que permite tirar fotos melhores em ambientes de pouca iluminação.

Assim como o concorrente, o Galaxy A21s também tem uma câmera principal de 48 MP, sensor de profundidade e lente macro de 2 MP. O destaque vai para a lente ultra-angular de 8 MP, ideal para fotografar grupos de pessoas em ambientes que não há muito espaço. A lente principal tem abertura máxima de f/2,0, mais "escura" que a do rival.

Veredito: Nem sempre faz sentido a frase "quanto mais opções de lentes, melhor" em câmeras de celulares. Mas o fato do Galaxy A21s ter uma lente grande angular —algo que falta no Moto G9 Play— deve fazer a diferença para muita gente.

Frontal

O Moto G9 Play tem uma câmera frontal com resolução de 8 MP e abertura de f/2,2. Já o Galaxy A21s apresenta uma lente com 13 MP, com a mesma abertura de f/2,2 do concorrente.

Veredito: a resolução maior da lente de 13 MP do Galaxy A21s provavelmente resultará em fotos de maior qualidade. Por isso, o modelo da Samsung vence novamente.

  • Moto G9 Play: processador Snapdragon 662 (1,8 GHz); 4 GB de RAM; 64 GB de memória interna
  • Galaxy A21s: processador Exynos 850 (2 GHz); 4 GB de RAM; 64 GB de memória interna

O Moto G9 Play vem com o processador Snapdragon 662, que fez 174 mil pontos no AnTuTu. Já o Galaxy A21s traz o Exynos 850 desenvolvido pela própria Samsung, que fez menos de 126 mil pontos no teste de benchmark. Ambos os processadores são octa-core, ou seja, têm oito núcleos para processamento.

Ainda de acordo com os testes, o processador do Moto G9 Play apresenta melhor desempenho que o concorrente quando se trata de performance geral e em jogos. Mas o processador do Galaxy A21s consome menos bateria do aparelho.

No quesito armazenamento interno, o modelo da Samsung vem com 64 GB de memória, expansível até 512 GB por microSD. Já o Moto G9 Play vem com 64 GB de armazenamento, expansível até 1 TB. Mas para usar o cartão de memória você perde o slot dedicado ao segundo chip.

Veredito: O desempate entre os dois modelos fica por conta do processador. Por ter um desempenho melhor em testes de benchmark, o Moto G9 Play ganha neste quesito.

O Moto G9 Play tem película de nano-revestimento repelente à água, que deve evitar dores de cabeça caso o celular molhe em um dia de chuva. Já o Galaxy A21s não oferece resistência a líquidos.

O aparelho da Motorola assim como o da Samsung oferece a opção de dois chips de telefone. E para quem não gosta de sistema Android com muita coisa pré-instalada, o G9 Play tem um Android quase "puro" se comparado à interface do A21s.

Veredito: Por ter uma proteção contra possíveis danos líquidos, mesmo que pequena, a possibilidade de usar dois chips e um Android mais limpo, aqui vence o Moto G9 Play. Importante atentar que, para expandir a memória, você perde um slot de chip de telefone.

  • Moto G9 Play: a partir de R$ 1.274,15*
  • Galaxy A21s: a partir R$ 1.301,07

O preço um pouco acima do Galaxy A21s, em comparação ao Moto G9 Play, compensa pelo conjunto de câmeras (são quatro lentes traseiras contra apenas três) e também pela tela quase sem bordas, que promove uma imersão maior no conteúdo. Por isso, ele foi nosso vencedor. Mas o G9 Play não se saiu mal, com um bom carregador, processador um pouco mais rápido e Android limpo. Além de ser um pouco mais barato.

* Preços pesquisados em 15 de abril de 2021. Para efeitos de comparação, usamos os valores oferecidos na loja oficial da Motorola e das lojas parceiras da Samsung. Não foram considerados outros descontos ou promoções de pré-venda.