Topo

Reality show promete viagem ao espaço em 2 anos; veja como se inscrever

Divulgação/Nasa
Imagem: Divulgação/Nasa

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

16/04/2021 16h50

Milhões de dólares na conta? Música nas paradas de sucesso? Nada disso. Um novo reality show para TV, chamado Space Hero, promete dar ao vencedor um prêmio nada convencional: uma viagem de dez dias com hospedagem na Estação Espacial Internacional. Isso tudo em algum momento do ano 2023 —isso mesmo, daqui a apenas dois anos.

Segundo revelou o site Deadline, a atração, propriedade da empresa estadunidense Space Hero deve reunir um grupo exclusivíssimo de pessoas que será submetido a treinamentos extensivos, encarará desafios físicos, psicológicos e emocionais, qualidades consideradas essenciais para um astronauta no espaço.

As inscrições serão abertas em breve a qualquer indivíduo maior de 18 anos e que fale inglês fluente; fique de olho nos canais da empresa (Facebook, Twitter e Instagram). A competição terá transmissão simultânea em diversos países do mundo e deve ter transmissão online 24 horas por dia.

"Igualdade é a nossa missão. Encorajamos mulheres e homens do mundo todo a se cadastrarem para ser o 'Space Hero'. Essa competição é um ambiente seguro para todos. Não permita que seu gênero seja um obstáculo", incentiva a executiva-chefe do reality Deborah Sass.

O reality é definido pelos seus criadores como "o primeiro programa a selecionar participantes em escala mundial para competir por uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS)". O negócio é tão sério que os responsáveis pelo reality já firmaram uma parceria de cooperação com a Nasa, a agência espacial americana, revelada no último dia 12 de abril.

Ida ao espaço envolve negociações

Embora o Space Hero tenha ambições extraplanetárias, não será tão simples enviar um civil ao espaço. O primeiro acordo técnico com a Nasa não garante que o vencedor do programa consiga de fato passar os dez dias na ISS. Trata-se de uma negociação inicial para estudos técnicos.

"Qualquer decisão para um acordo de longo prazo além dos estudos iniciais de viabilidade, previstos no acordo, precisarão de termos adicionais que dependem de aprovação, distribuição e financiamento", ponderou um representante da agência espacial americana ao site Space.com.

Além da papelada com a Nasa, a Space Hero precisa ainda resolver outros detalhes importantes, como qual veículo levará o vencedor ao espaço. A expectativa é que o foguete Dragon, da SpaceX de Elon Musk, seja o escolhido. A Axiom Space, fabricante do primeiro módulo privado a integrar a ISS para missões civis ao espaço, também é cotada para integrar o projeto do reality fornecendo a hospedagem na estação.

Mesmo que o prêmio ao vencedor do reality não envolva dinheiro, o custo da viagem seria algo em torno de US$ 55 milhões, o que deve fazer do programa o recordista em valor pago em competições na TV.