Topo

Novo iPad e celular dobrável? Veja rumores sobre eventos da Apple e Samsung

Novo iPad pode ser uma das novidades da Apple no mês  - Pixabay
Novo iPad pode ser uma das novidades da Apple no mês Imagem: Pixabay

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/04/2021 12h43Atualizada em 16/04/2021 10h48

Se depender da Apple e da Samsung, abril deve ser um mês de muitas novidades. Ambas marcaram eventos de lançamento para este mês. De um lado, a Apple pode vir com iPads, as novas etiquetas "caça-objetos" AirTags, computadores iMacs e fones de ouvido. Do outro, fala-se na Samsung em novo celular dobrável da linha Z Fold ou laptops potentes.

A Apple confirmou seu primeiro evento de 2021, o Spring Loaded, para a próxima terça-feira (20). De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, um dos aparelhos esperados nesta apresentação é o iPad Pro 2021.

Visualmente, ele deve continuar praticamente idêntico ao modelo 2020, mas sua tela pode ser do tipo mini-LED (que oferece reprodução de cores e contraste mais sofisticados). Além disso, o modelo deve ter processador A14x (que tem desempenho semelhante ao do chip M1, atualmente presente no MacBook Air e alguns MacBook Pro) e porta de conexão Thunderbolt, exclusiva para produtos Apple.

Em termos de tamanho, os rumores falam em opções de 11 e 12,9 polegadas (27,9 e 32,7 cm na diagonal, respectivamente). Um dos modelos pode até oferecer suporte à tecnologia 5G.

Nessa mesma apresentação, há quem espere ver o iPad Mini 6, que terá novo processador, visual repaginado e tela mini-LED de 8,5 polegadas (21,5 cm) —a aparência atual, com tela de 7,9 polegadas (20 cm), é a mesma desde 2012.

Já o iPad básico e mais barato da marca, de 10,2 polegadas (25,9 cm), também pode vir a ter o tamanho do iPad Air 3, modelo fora de linha que tinha 10,5 polegadas (26,6 cm).

As etiquetas inteligentes da Apple, as AirTags, também podem aparecer no evento de 20 de abril. Esses rastreadores podem ser colocados em malas, bolsas e até celulares para encontrar objetos perdidos. Recentemente, a Apple atualizou o aplicativo Buscar e incluiu a possibilidade de achar itens com a etiqueta eletrônica.

Os fãs dos AirPods, os fones de ouvido da marca, também podem ver novidades no Spring Loaded. Há indicações de que a nova versão deles terá hastes menores, semelhantes às do AirPod Pro, e será mais confortável. Outra possibilidade é que tenham novos recursos relacionados à saúde, como medidores de batimentos cardíacos e nível de oxigênio no sangue.

Outro aparelho que pode ser apresentado com atualizações nesse evento é o iMac. Espera-se que a moldura da tela do equipamento seja reduzida e, assim, seu visor passe das atuais 21,5 polegadas (54,6 cm) para 23 ou 24 polegadas (58,42 ou 60,9 cm).

A marca pode lançar ainda o chip M1X, mais sofisticado que seu atual chip M1, e que deve equipar os iMacs e as versões topo-de-linha do MacBook Pro, segundo os rumores. E os computadores da companhia podem ser mostrados com a novidade já neste Spring Loaded.

Depois de muitos rumores de que a Apple TV seria atualizada em 2020, não foram apresentadas novidades no aparelho ao longo do ano passado. Pode ser, então, que o modelo renovado seja anunciado desta vez.

Galaxy Z Fold 2 - Divulgação - Divulgação
Galaxy Z Fold 2
Imagem: Divulgação

Dobrável do Samsung à vista?

A Samsung faz seu Galaxy Unpacked em 28 de abril. O encontro é, tradicionalmente, o palco para o lançamento da família de equipamentos mais famosa da marca. Neste ano, a companhia promete mostrar o celular mais poderoso da linha de todos os tempos.

Com essa descrição, a empresa deixou todo o mercado em dúvida. Há quem pense que se trata do Z Fold 3, seu próximo modelo dobrável, mas rumores indicam que ele só deve ser revelado em julho. Por outro lado, é o mês em que a Samsung costuma anunciar a família Note, mas, em 2021, os dobráveis podem tomar o lugar dela, já que a produção dos modelos Note foi atingida pelo desabastecimento de processadores causado pela pandemia.

O convite do Galaxy Unpacked mostra uma caixa aberta com uma luz intensa saindo lá de dentro, enquanto o teaser em vídeo do encontro apresenta uma caixa fechada com luz vazando pelas frestas. Esses detalhes sugerem que a marca pode mostrar os novos laptops Galaxy Book.

Os Galaxy Books atuais são de 2019 e usam processadores da 10ª geração da Intel. Equipamentos com chips da 11ª geração da fabricante têm boas chances de receber o título de aparelhos mais poderoso da linha Galaxy.

Outros rumores falam que a Samsung trabalha na linha Pro do Galaxy Book. Os modelos teriam tela Oled de 13,3 e 15,6 polegadas (33,7 e 39,6 cm), suporte à caneta S-Pen e processadores da Intel. A versão Galaxy Book Pro 360, com tela que gira 360 graus para que ele seja usado como tablet, deve ter compatibilidade com a tecnologia 5G.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que estava no texto, o chip M1 já equipam o MacBook Air, o MacBook Pro e o Mac Mini. Antes, o texto dizia que ele ainda iria equipar os aparelhos novos da Apple. O texto foi corrigido.