Topo

Vídeo incrível filmado por astronauta mostra Terra com Via Láctea ao fundo

Foto da Via Láctea tirada pelo astronauta japonês Soichi Noguchi na ISS - Reprodução/Twitter @Astro_Soichi
Foto da Via Láctea tirada pelo astronauta japonês Soichi Noguchi na ISS Imagem: Reprodução/Twitter @Astro_Soichi

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

14/04/2021 11h27

O astronauta japonês Soichi Noguchi registrou imagens da Via Láctea de um ponto de vista mais que privilegiado: a Estação Espacial Internacional (ISS), onde ele vive desde novembro do ano passado.

Ele fez um timelapse (vídeo acelerado) mostrando nosso planeta a 400 km de altitude em primeiro plano com o movimento das estrelas ao fundo, em tons de azul e roxo. O horizonte iluminado da Terra completa o cenário de tirar o fôlego. As imagens foram feitas de dentro da cápsula Crew Dragon Resilience, da SpaceX, através de uma janela conhecida como "olho".

O momento também rendeu uma bela foto.

A cápsula Resilience está estacionada ao lado da ISS, preparada para levar Soichi, da Jaxa (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), e seus colegas norte-americanos da Nasa, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, de volta à Terra. Os quatro compõem a missão Crew-1, que deve retornar no final de abril ou início de maio.

Atualmente, a Estação Espacial está superlotada, com dez astronautas a bordo após a chegada de três novos astronautas na semana passada.

Soichi se tornou o fotógrafo "oficial" da expedição, postando imagens incríveis tanto de dentro da cápsula quanto a partir do icônico observatório de sete vidros da ISS, chamado de Cupola, que oferece um amplo campo de visão.

O japonês também é o músico residente, e até tocou uma peça de Mozart em homenagem ao Dia do Cosmonauta, celebrado em 12 de abril, principalmente na Rússia, para comemorar o dia em que Yuri Gagarin se tornou o primeiro a ir ao espaço, em 1961. O vídeo foi ilustrado com as belas imagens da Via Láctea, é claro.