Topo

iPhone 13 terá entalhe menor e duas câmeras frontais, segundo vazamento

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

13/04/2021 15h11

Imagens do protótipo do iPhone 13, reveladas nesta terça-feira (13) pelo site indiano MySmartPrice, indicam que a Apple pode fazer mudanças nas câmeras frontais do novo aparelho, que poderão levar a um entalhe de tela menor do que o dos modelos atuais e talvez duas câmeras frontais.

De acordo com imagens 3D obtidas pelo site, o espaço no alto da tela mostra três furos circulares na parte dianteira do smartphone para as câmeras e sensores. É um pouco difícil de ver, já que o protótipo é todo branco, mas com um pouco de esforço é possível detectar os furos.

Em teoria, isso já acontece no design dos iPhones atuais, que têm um furo para o sensor de reconhecimento facial FaceID, uma câmera infravermelha e a câmera frontal principal. Mas o que chama a atenção é que, normalmente, há dois furos circulares à esquerda do entalhe, e um furo à direita.

Não é o que acontece nas imagens vazadas, que mostram os furos todos juntos, lado a lado. Pode ser um sinal de que haverá duas câmeras frontais no iPhone 13, embora isso ainda não esteja confirmado pela empresa.

Além disso, o design do novo smartphone é o mesmo do iPhone 12, lançado em 2020, e as dimensões dele também se mantêm iguais.

Câmeras traseiras e entalhe

Na parte traseira, as câmeras parecem ser similares às do iPhone 12, que tem uma lente principal e outra lente ultra grande-angular, mas o design agora as coloca na diagonal, mudando o arranjo vertical da geração anterior.

Como já se especulava desde março, o entalhe na tela deve fazer parte do design da nova linha, mas ele foi reduzido em tamanho, já que o alto-falante do fone de ouvido foi movido para a parte superior do aparelho.

Mudanças já reveladas e lançamento

Em fevereiro, surgiu a informação de que os modelos Pro do iPhone 13 podem vir com a tecnologia LPTO. Ela suporta taxas de atualização de alto nível na tela, de até 240 Hz, o que vai permitir novas experiências com as imagens. A Samsung já usa essa tecnologia nos seus modelos mais avançados.

Outros rumores falam sobre o fim da porta Lightning, que é a entrada para cabo própria do iPhone, e o retorno do recurso Touch ID para desbloqueio de tela por impressão digital, em vez do Face ID (reconhecimento facial).

Além disso, o novo iPhone deve ter a tela sempre ligada, ou seja, uma tela com informações o tempo todo, câmeras com alto nível de detalhamento e a inclusão da tecnologia LiDAR para todos os modelos de iPhone, não apenas os Pro.

Se a Apple mantiver seu tradicional calendário de lançamentos, a linha iPhone 13 deve ser anunciada em setembro.