Topo

Emirados Árabes terão a primeira mulher astronauta da história do país

Nora Al-Matrooshi - Reprodução/Twitter
Nora Al-Matrooshi Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

11/04/2021 15h14

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram que terão a primeira astronauta do país. Nora Al-Matrooshi foi contratada pelo programa de astronautas do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBR).

O anúncio foi feito ontem pelo vice-presidente e primeiro-ministro, sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, pelo Twitter.

Mohammed Al-Mulla - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Mohammed Al-Mulla também foi escolhido no mesmo processo seletivo
Imagem: Reprodução/Twitter

Além dela, Mohammed Al-Mulla também foi escolhido no processo seletivo, que reuniu 4.305 candidatos inscritos, segundo sheik Mohammed, que também é governante de Dubai.

"A nação me proporcionou momentos inesquecíveis hoje. Meu objetivo é trabalhar duro para criar um roteiro de momentos históricos e conquistas que ficarão gravados para sempre na memória de nosso povo. Agradeço nossa sábia liderança e a equipe do Programa de Astronautas dos Emirados Árabes Unidos. Os preparativos e o trabalho começam agora", tuitou Nora, em resposta ao anúncio.

A astronauta tem 27 anos e é bacharel em engenharia mecânica pela Universidade dos Emirados Árabes Unidos. Ela também é engenheira da National Petroleum Construction Company. Já Al-Mulla tem 32 anos, é piloto comercial e trabalha como piloto da Polícia de Dubai, onde também comanda a divisão de treinamento, segundo o centro espacial.

Os dois treinarão com a Nasa para futuras explorações espaciais. Pelo Twitter, a agência especial americana parabenizou os astronautas e disse que os aguarda para os treinos em Houston.

Em setembro de 2019, o emir Hazza al Mansouri se tornou o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS), à qual se juntou a bordo de um foguete russo Soyuz. Ele passou uma semana na estação. Em fevereiro deste ano, a sonda Al Amal (Esperança), lançada pelo país, entrou na órbita de Marte. Foi a primeira missão espacial de um país árabe.