Topo

Email temporário: como criar serviço "autodestrutivo" útil para cadastros

Email temporário é útil para se cadastrar e evitar golpes; veja como usar - Getty Images/iStockphoto
Email temporário é útil para se cadastrar e evitar golpes; veja como usar Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camila Corsini

Colaboração para Tilt

08/04/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 18h01

Criar uma conta de email temporária é a forma mais simples, prática e segura de se livrar dos chatos spams e até mesmo dos anúncios de lojas, fazendo com que mensagens mais importantes não se percam na caixa de entrada. Ele funciona do mesmo jeito que um correio eletrônico comum, com a diferença de que se autodestrói em poucos minutos.

Ou seja: mesmo que você seja cadastrado contra sua vontade em listas de spam, a conta logo expira e ninguém mais consegue enviar nada para você. A ferramenta pode ser muito útil para o acesso em sites duvidosos, cadastros, formulários e promoções pontuais que não exigem contato posterior.

Essa também pode ser uma alternativa para enviar informações sigilosas e documentos, já que as chances de um hacker violar o endereço e ter acesso são bem menores em um email descartável. Uma vez excluído, qualquer dado pessoal e até mesmo o IP do computador são removidos.

Em geral, as plataformas oferecem o serviço grátis e as interfaces são de fácil entendimento. Um outro ponto relevante na segurança é que, caso o banco de dados de uma loja ou empresa seja invadido, você não corre risco de ter o seu endereço principal vazado. Isso deixa seus dados menos vulneráveis a ataques e ameaças.

É possível criar quantos emails descartáveis quiser; não existe um critério ou limite. Em geral, os caracteres são escolhidos de forma aleatória e a caixa de entrada pode ser acessada por qualquer navegador de internet. Alguns ainda estão disponíveis nas lojas de aplicativo do Android e iOS.

Temp Mail

Um dos mais tradicionais geradores de email temporário, o Temp Mail tem um design simples e intuitivo. Já na página principal é possível gerar o email automaticamente e, ao rolar a tela, a caixa de entrada está disponível.

Por lá, quem controla o tempo de existência do endereço é a própria pessoa —ou até que o serviço altere a lista de domínios. Mas o serviço hoje só funciona para recebimento de mensagens. De acordo com o site, a ferramenta de envio não deve voltar devido ao grande número de fraudes e spams.

Na versão paga, algumas melhorias são disponibilizadas: domínios premium, até dez emails diferentes ao mesmo tempo, tempo de armazenamento estendido, maior privacidade e segurança e a ausência de anúncios.

temp - Reprodução - Reprodução
Temp Mail
Imagem: Reprodução

temp - Reprodução - Reprodução
Temp Mail - caixa
Imagem: Reprodução

TempSky

No TempSky, o design é ainda mais simples, mas só está disponível em inglês. Essa pode ser uma dificuldade para quem não domina a língua. Neste gerador é possível pedir para que o sistema crie um endereço automático ou, então, escolha o próprio nome de usuário.

Mensagens podem ser enviadas e recebidas dentro de 15 minutos, mas é possível renovar os minutos algumas vezes. O tempo aparece em contagem regressiva na tela.

temp - Reprodução - Reprodução
Temp Sky
Imagem: Reprodução

temp - Reprodução - Reprodução
Temp Sky - Tempo
Imagem: Reprodução

My Temp Email

Já o My Temp Email oferece a interface mais parecida com serviços como Hotmail e Gmail dentre as opções. Mas o serviço também é em inglês, apesar de ser simples e intuitivo.

Para gerar um endereço descartável, é só clicar no botão Start Here que um usuário aleatório vai ser gerado. Ele é excluído automaticamente após 24 horas da última visita ao site. Uma vantagem é a possibilidade de fazer download de todo o conteúdo trocado pelo email temporário.

temp - Reprodução - Reprodução
My Temp Email
Imagem: Reprodução

temp - Reprodução - Reprodução
My Temp Email
Imagem: Reprodução