Topo

Cão-robô vai à "luta" ao lado de soldados franceses, e bateria acaba

Cão-robô Spot, da empresa Boston Dynamics - Reprodução/Twitter
Cão-robô Spot, da empresa Boston Dynamics Imagem: Reprodução/Twitter

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

08/04/2021 15h05

O cão-robô Spot, da empresa norte-americana Boston Dynamics, foi testado pelo Exército francês nos dois últimos dias de março. O exercício foi parte da formação de soldados na Escola Militar Especial de Saint-Cyr, a principal da categoria no país. O teste foi considerado positivo, embora o resultado final não tenha saído como a encomenda: a bateria dele acabou no meio do combate.

Segundo o jornal francês Ouest-France, Spot é apenas um dos robôs testados pelo Exército francês. Durante a atividade, oficiais da força de segurança buscavam entender como a robótica poderia ajudar em dinâmicas de batalha. Para isso, cada exercício militar foi feito duas vezes: uma sem e outra com robôs.

O fato de a bateria do Spot ter acabado no meio do combate foi negativo, mas o robô acabou se mostrando útil. Um dos recrutas contou ao Ouest-France que no exercício sem o robô ele foi "morto", mas no exercício, o fato de Spot ter feito reconhecimento do terreno antes o ajudou a "sobreviver" durante o teste.

Robôs militares

A Boston Dynamics não vendeu Spot diretamente ao Exército francês. Em entrevista ao site The Verge, Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa, afirmou que não sabia que os militares haviam adquirido um de seus robôs.

De acordo com o vice-presidente, a empresa tem regras muito rígidas sobre não transformar os próprios produtos em armas, proibindo que seus clientes o façam.

No entanto, Perry disse que isso não impediria que os militares tivessem acesso à tecnologia da empresa. "Se utilizarem a robótica para evitar que as pessoas se machuquem, nós achamos que é um uso perfeitamente válido da tecnologia", afirmou.

Spot já ajuda no combate à pandemia

Fundada no interior do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, a Boston Dynamics é conhecida por suas criações móveis e dinâmicas, entre as quais está Spot.

Ele começou a ser vendido em 2019, e a empresa já comunicou que pretende colocar outros de seus robôs no mercado num futuro próximo.

Entre as demonstrações de avanços recentes da Boston Dynamics, está a coreografia de alguns robôs para desejar um feliz ano novo, no final de 2020.

Já o próprio Spot foi usado em Cingapura para reforçar medidas de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus.

Essa não foi a única utilidade de Spot no combate ao vírus: na Universidade de Harvard, ele foi adaptado para servir como plataforma de telemedicina, realizando videoconferências entre médicos e pacientes. Tamb[em já se mostrou capaz de abrir portas para as pessoas e também de subir e descer escadas.

Já na área da logística, a Boston Dynamics já desenvolveu robôs para empilhar caixas em armazéns, o que pode tornar alguns empregos obsoletos a longo prazo.