Topo

Ingenuity: helicóptero sobrevive à primeira noite em Marte e já tira fotos

Primeira foto tirada pelo Ingenuity em Marte - Divulgação/Nasa
Primeira foto tirada pelo Ingenuity em Marte Imagem: Divulgação/Nasa

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

06/04/2021 15h59

O mini-helicóptero da Nasa Ingenuity sobreviveu à sua primeira noite sozinho na superfície de Marte. A aeronave, que tem cerca de 1,8 kg e parece com um drone, aguentou o ambiente hostil do planeta, que coloca em risco seus componentes elétricos e baterias de bordo. Também já tirou e enviou à Terra a primeira foto colorida do local.

"São e salvo na superfície! Nosso Ingenuity #MarsHelicopter sobreviveu à primeira noite fria por conta própria, um marco importante no Planeta Vermelho, onde as temperaturas da superfície podem cair até -130 °F (-90°C)", informou a Nasa, em comunicado do Twitter.

Esta é a primeira vez que o Ingenuity está por conta própria na superfície de Marte, segundo MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia (EUA), em comunicado. "Mas agora temos a confirmação de que temos o isolamento certo, os aquecedores certos e energia suficiente em sua bateria para sobreviver à noite fria, o que é uma grande vitória para a equipe", completou.

O helicóptero, que fará o primeiro voo controlado em outro planeta, chegou em fevereiro a Marte dobrado e acoplado à parte inferior do Perseverance. No último fim de semana, ele saiu da "barriga" do rover. Após cair aproximadamente 10 centímetros, teve o seu primeiro contato com a superfície do planeta vermelho.

Até então, o Ingenuity utilizava a energia do Perseverance, mas desde que deixou o rover, segue sozinho. "Há um pequeno radiador que permite manter o interior em cerca de 45°F (7° Celsius) no frio congelante da noite marciana. Isso permite proteger os componentes-chave [do aparelho]", explicou Bob Balaram, engenheiro-chefe do projeto Mars Helicopter.

Por enquanto, a equipe em terra verifica o funcionamento dos painéis solares do helicóptero. Em seguida, testará os motores e sensores antes do primeiro voo, que não deve ocorrer antes de 11 de abril.

Primeira foto

O pequeno helicóptero registrou sua primeira imagem colorida no fim de semana, logo após atingir a superfície de Marte. A imagem, em baixa resolução, mostra o fundo da cratera Jezero e uma parte das duas rodas do Perseverance. A foto foi divulgada pela Nasa nesta segunda-feira (5).

Nasa divulga foto de arco-íris em Marte - NASA/JPL-Caltech - NASA/JPL-Caltech
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Já a câmera da própria sonda captou um momento curioso: um arco-íris, o que seria impossível haver em Marte, já que a fina atmosfera do planeta não tem nuvens com gotas d'água para permitir o fenômeno.

Segundo uma explicação do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa ao site "Futurism", ele foi provocado por reflexo da câmera. A lente frontal da sonda tem um tipo de proteção para a luz do sol, e a câmera traseira não. Por isso, a luz solar que vem da parte de trás da sonda bate na proteção da câmera frontal, causando a difração que revelou o tal arco-íris.