PUBLICIDADE
Topo

Pode pedir música? Após 4º foguete explodir, Elon Musk vira piada nas redes

Win McNamee / Equipe / Getty Images
Imagem: Win McNamee / Equipe / Getty Images

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

31/03/2021 19h26Atualizada em 01/04/2021 09h11

O foguete Starship é a aposta da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, para levar seres humanos a Marte. Mas na terça-feira (30), mais um protótipo da Starship explodiu durante um teste, o que rendeu muita piada nas redes sociais.

Este foi o quarto foguete perdido da SpaceX em menos de quatro meses. A espaçonave de modelo SN11 conseguiu decolar e voar, mas sofreu uma falha catastrófica durante a descida. A Nasa SpaceFlight filmou e divulgou os momentos finais do foguete.

Além do SN11 agora e do SN10 no começo de março, o protótipo SN9 explodiu durante um teste em fevereiro, enquanto o SN8 não "sobreviveu" ao teste realizado em dezembro do ano passado. Apenas o SN5 e SN6, que ainda eram versões em miniatura, sobreviveram a pequenos saltos de 150 metros de altura. O SN7 foi destruído propositalmente em um teste de pressurização.

A internet não perdoou a sucessão de problemas nos testes e a última explosão gerou uma série de memes. Alguns ainda aproveitaram para brincar com o navio Ever Given que ficou encalhado no canal de Suez na última semana. "Ainda bem que não dependeram da Starship para rebocar", brincou um perfil no Twitter.

Por falar no Canal de Suez, será que o navio está bloqueando a ida para Marte também?

Este criou um diálogo entre a SN11 e a Starhopper, um dos protótipos que deram certo. "Os engenheiros me deram essa caixinha bacana por algum motivo. Talvez eu possa te dar também", teria dito a espaçonave maior. O "presente", que seria responsável por explodir a SN11, foi negado pela nave menor.

A péssima visibilidade durante o teste também foi lembrada.

Alguns não perdoaram Elon Musk, afirmando que após a sucessão de fracassos ele teria dito que a partir de agora a SpaceX vai produzir "fogos de artifício".

No começo de março, a SN10 também se deu mal no teste de pouso. A espaçonave decolou de Boca Chica, no Texas, e atingiu uma altitude de dez quilômetros, quando iniciou o processo de descida. Aparentemente tudo correu bem: o foguete pousou e técnicos da SpaceX disseram que foi "uma aterrissagem magnífica". Mas minutos depois, algumas chamas foram vistas na base da nave, que pouco depois explodiu e ficou totalmente destruída.

"A reação de todos à Starship aterrissando":

"Trazemos a você os memes da SN10"

A Starship em sua versão final terá 120 metros de altura e deve ter a capacidade de carregar até 100 passageiros e 100 toneladas de carga. O grande plano da SpaceX é criar uma frota de 1.000 Starships nas próximas décadas, para viagens espaciais de passageiros e astronautas pelo Sistema Solar. Ele estima que, até 2024, a nave irá pousar na Lua —mas ainda não há previsão de testes em órbita. Até 2050, a empresa de Elon Musk quer construir uma cidade para um milhão de pessoas em Marte.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado, quem divulgou imagens do foguete foi o site de notícias Nasa SpaceFlight. Anteriormente, o texto citava a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, como responsável pelas imagens. O erro foi corrigido.