Topo

iPhone é resgatado depois de 30 dias submerso em lago e volta a funcionar

Aparelho foi recuperado graças a um localizador de peixer e a um imã preso a uma linha de pesca - CTV News/Reprodução
Aparelho foi recuperado graças a um localizador de peixer e a um imã preso a uma linha de pesca Imagem: CTV News/Reprodução

De Tilt, em São Paulo

27/03/2021 17h07

Derrubar um celular em um rio ou em um lago é praticamente a certeza de perder o aparelho, certo? Foi mais ou menos a história que aconteceu com uma mulher do Canadá, mas com final mais feliz.

Angie Carriere, da cidade de Saskatoon, estava comemorando o aniversário de 50 anos com familiares e amigos em uma viagem de pesca no lago Waskesiu. Na ocasião, o iPhone 11 dela caiu na água.

Em declarações publicadas na quarta-feira (24) pelo site do canal CTV News, Angie explicou que deixou o aparelho cair na água após um problema na barraca que abrigava os convidados sobre o lago congelado. Ao tentar segurar a tenda, deixou escapar o celular, que caiu por um buraco no gelo e foi parar no fundo do lago. As águas cristalinas permitiram que ela visse o telefone, sem alcançá-lo.

Apesar da frustração, a canadense não desistiu e voltou ao local 30 dias depois. Munida de um localizador de peixes (uma espécie de câmera subaquática) e de imã preso a uma linha de pesca, ela queria recuperar o aparelho — segundo Angie, para apresentar à Apple e tentar trocar por um novo celular.

Depois de um dia de buscas e tentativas, ela conseguiu encontrar e resgatar o iPhone. Que, surpreendentemente, voltou a funcionar normalmente após passar um mês submerso nas baixas temperaturas do lago.

O único problema, segundo ela, era que a câmera estava um pouco embaçada — o que acabou se resolvendo naturalmente. "Não há nada no celular que não esteja funcionando, é incrível", relatou.

Um especialista ouvido pela CTV News classificou a resistência do aparelho como uma exceção. Para Curtis Paradis, o celular resistiria no máximo por apenas 30 minutos antes de sofrer danos permanentes.