Topo

Celular da Xiaomi será o primeiro com lentes líquidas, mas o que é isso?

Esta deve ser a lente líquida da câmera do Mi MIX 4, próximo celular da Xiaomi - Reprodução
Esta deve ser a lente líquida da câmera do Mi MIX 4, próximo celular da Xiaomi Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

25/03/2021 14h00

O Mi MIX 4 será o novo celular carro chefe da Xiaomi. O modelo deve ser lançado pela fabricante chinesa na próxima segunda-feira (29) durante evento oficial da marca. De acordo com informações publicadas nas redes sociais, deve trazer um recurso inédito no mercado: lentes líquidas na câmera.

Mas como assim líquidas? De acordo com uma publicação do executivo-chefe da empresa, Lei Jun, no site chinês Weibo, esse nome foi dado porque a lente possibilita um comportamento mais próximo ao do olho humano. A ideia é que um líquido seja envolvido por um material de filme dentro da câmera, substituindo as lentes óticas tradicionais e realizando a mudança de distância focal.

Segundo o site chinês GizChina, a lente líquida desenvolvida pela Xiaomi torna possível a coexistência de macro e telefoto, algo ainda não visto nos celulares. A estrutura líquida da lente, com a ajuda de um motor, seria capaz de obter um foco preciso e rápido.

Ao mesmo tempo, essa nova lente tem as características de alta transmitância (razão entre a quantidade de luz que atravessa um meio e a que incide sobre ele), dispersão ultrabaixa (isto é, menos desvio de luz) e resistência a ambientes extremos, o que traria uma nova experiência quando tirarmos uma foto.

O site afirma ainda que esse anúncio feito por Lei Jun pode significar que o novo smartphone receba uma única câmera, já que não seria necessário usar múltiplas lentes com esta nova tecnologia desenvolvida.