Topo

Exército dos EUA obtém óculos capazes de 'enxergar' através de paredes

Soldados equipados com o novo dispositivo do exército norte-americano - Divulgação/DVIDS
Soldados equipados com o novo dispositivo do exército norte-americano Imagem: Divulgação/DVIDS

Colaboração para Tilt, em São Paulo

09/03/2021 15h42

O Exército dos Estados Unidos recebeu novos óculos que permitem que soldados enxerguem através de paredes. Desenvolvido para combates em curta distância, o dispositivo também permite a visualização em tempo real de câmeras em drones, enquanto sobrevoam um campo de batalha ativo.

Os óculos com o Sistema Integrado de Aumento Visual (sigla IVAS, em inglês) funcionam de maneira semelhante aos heads-up displays (HUD) em aviões militares. Assim como a tecnologia dos caças, os óculos IVAS projetam informações incluindo mapas, vídeos e visão noturna em todo o campo de visão do soldado.

Como os IVAS acessam as imagens das câmeras omnidirecionais montadas na parte externa dos veículos blindados, um esquadrão de soldados pode "enxergar" através das paredes do veículo, obtendo uma visão clara e vantajosa do campo de combate a seu redor.

O sargento Phillip Bartel foi um dos soldados que participou do período de testes da nova tecnologia e a aprovou. "Agora, os soldados não precisam sair de veículos em situações perigosas, tentando obter informações sobre o que está acontecendo [do lado de fora]", relatou o militar.

Além da vantagem para esquadrões em veículos blindados, soldados sozinhos e a pé também se beneficiam com a nova tecnologia. O sistema IVAS pode se integrar com os rifles, por meio de uma luneta de visão noturna instalado nele, de tal forma que os soldados possam ter visão dos alvos, enquanto totalmente escondidos atrás de uma cobertura.

Outra possibilidade trazida pelos novos óculos é o acesso visual as câmeras de drones, sobrevoando um campo de batalha antigo. Ou seja, um soldado no solo pode ter visão aérea de seus arredores.

Segundo a revista Popular Mechanics, o Exército havia solicitado US$ 1,1 bilhão — mais de R$ 6 bilhões — para a compra de 40 mil óculos IVAS, número suficiente para equipar todos os soldados da linha de frente. Contudo, o Congresso dos EUA desacelerou o programa e reduziu o orçamento solicitado para ele em 20%.