Topo

Já deu bom dia para a Alexa? Ela tem uma mensagem especial do Dia da Mulher

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

08/03/2021 15h56

A Alexa, assistente de inteligência artificial da Amazon, tem uma homenagem para as mulheres neste 8 de março. Ela se uniu a Elza Soares, grande voz brasileira e ícone do enfrentamento à violência de gênero e ao racismo.

Basta dizer "Alexa, bom dia" para ouvir a surpresa: uma mensagem especial da cantora para marcar o Dia Internacional da Mulher e celebrar a força feminina.

Além disso, durante todo o mês de março, ao perguntar "Alexa, tudo bem?", são homenageadas diferentes mulheres que se destacaram na luta feminina por igualdade, no Brasil e no mundo.

São histórias inspiradoras, como as da escritora Clarice Lispector, da cangaceira Maria Bonita, da ativista ambiental Greta Thunberg e da política Shidzue Katô, primeira mulher eleita ao parlamento japonês.

Em dias específicos, a assistente virtual falará sobre episódios históricos e conquistas marcantes das mulheres e do movimento feminista, como a Lei do Feminicídio e sobre a Marcha Sufragista.

E se, a qualquer momento, alguém perguntar "Alexa, qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?", ela também vai explicar.

O bom dia da Alexa é uma das interações preferidas dos brasileiros. Em seu primeiro ano no país, foi dita mais de 9 milhões de vezes.

Como usar a Alexa?

Não é preciso adquirir um aparelho especial para utilizar a assistente. Qualquer pessoa com o aplicativo Alexa, gratuito, e um smartphone já pode interagir e usar as suas variadas "skills" - como previsão do tempo, notícias e controle de apps de música.

A experiência fica mais completa para quem também tem dispositivos inteligentes, como um smart speaker Amazon Echo, um Fire TV Stick Lite ou uma variedade de itens que possuem integração com Alexa, como fones de ouvido e Smart TVs.

Por um mundo mais justo e livre

Elza Soares também acaba de lançar uma música em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, chamada "Nós". É uma regravação de um samba de Tião Carvalho, que também fez sucesso na voz de Cássia Eller.

O single e o videoclipe estão disponíveis nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Youtube. Confira ele abaixo: