Topo

WhatsApp deve permitir em breve envio de foto que some após ser vista

Dado Ruvic/Reuters
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

03/03/2021 13h11

Após o lançamento do recurso de mensagens temporárias no ano passado, o WhatsApp agora deve ampliar a função para o envio de imagens, que deverão desaparecer tanto para o emissor quanto para o receptor após um período de tempo predefinido.

Segundo o site WaBetaInfo, que costuma antecipar novidades do aplicativo, a funcionalidade vai estar disponível em uma futura atualização do iOS e do Android. A mudança já havia entrado em testes em setembro do ano passado. Mas agora novos detalhes foram descobertos.

Como pode funcionar?

Ao que tudo indica, será possível acionar a função de "fotos autodestrutivas" por meio de um pequeno botão localizado no lado esquerdo da barra onde se digita a legenda para a foto. Ao tocar no botão, o usuário recebe a mensagem de que a mídia irá desaparecer — também para o receptor — assim que ele deixar o chat.

Também será possível configurar para que a mídia compartilhada desapareça assim que o aplicativo for minimizado ou a conversa fechada. O receptor da mensagem também será avisado de que a imagem vai sumir assim que ele receber e abrir a imagem.

As mensagens não poderão ser exportadas do WhatsApp, segundo o WaBetaInfo. Ainda não existe uma data oficial para a chegada do recurso.

Como o WhatsApp ainda não implementou uma detecção de captura de tela para fotos autodestrutivas — o que acabaria com o atrativo da função —, há a possibilidade de, como o aplicativo ainda está trabalhando no projeto, surgir coisa nova sobre o assunto.

Um dos principais concorrentes do WhatsApp, o Telegram possui, desde 2017, a opção de autodestruir fotos e vídeos por um tempo determinado, que pode ser de 1 a 15 segundos, 30 segundos, 1 minuto, 1 hora ou uma semana. A plataforma de mensagens disponibiliza ainda um recurso de detecção de captura de tela que notificava o usuário do outro lado se a pessoa tentar fazer uma captura de tela.