Topo

Truque da Duda Reis: Ouça áudios no WhatsApp sem que a outra pessoa saiba

Duda Reis usa grupo que só tem ela para "ignorar" áudios - Reprodução/TikTok
Duda Reis usa grupo que só tem ela para "ignorar" áudios Imagem: Reprodução/TikTok

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

03/03/2021 15h18Atualizada em 05/03/2021 12h41

Quem aí nunca teve vontade de ouvir um áudio no WhatsApp sem que a pessoa que o enviou perceba? Para a atriz e modelo brasileira Duda Reis, isso não é mais um problema. Ela compartilhou um truque que usa em seu perfil no TikTok nesta quarta-feira (3)

Em um vídeo ao som da música Toxic, de Britney Spears, ela disse estar "tóxica" ao ponto de receber um áudio e mandar o arquivo para um grupo no WhatsApp que só tem ela para não aparecer na conversa que ela ouviu o áudio, podendo assim ignorar a pessoa.

Num primeiro momento, a frase pode parecer sem sentido, afinal quem vai querer abrir uma conversa no WhatsApp com seu próprio número telefônico, ou seja, um grupo de você com você mesmo?

A estratégia de Duda, no entanto, funciona realmente. Ela pode ser útil para quem, além de querer um espaço para guardar conteúdos enviados por WhatsApp, como fotos que você quer lembrar, links para acessar depois, conversas memoráveis, quer ouvir áudios enviados por desafetos sem mostrar que ouviu.

Como funciona?

Quando você reproduz um áudio recebido no WhatsApp, o aplicativo sinaliza (o que que era verde se transforma nos tiques azuis) a pessoa que enviou a mensagem de o arquivo foi ouvido.

Até dá para evitar que isso aconteça desmarcando a opção de "Confirmações de leitura" que fica no campo "Privacidade" do app. Mas, fazendo isso, você também não saberá quando as pessoas lerem e ouvirem as suas mensagens. Por isso, a "gambiarra" que Duda Reis usa pode ser bem útil.

Como criar um grupo com você mesmo(a)?

  • No WhatsApp, clique no ícone para criar uma nova conversa (no iOS, um quadradinho com lápis no canto superior direito; no Android, o botão verde com um balão de conversas no canto direito).
  • Comece um novo grupo escolhendo um contato da sua confiança. Nesse momento, você vai precisar da ajuda de um(a) amigo(a) próximo(a). Combine antes o que você vai fazer com a pessoa escolhida.
  • Dê um nome para o grupo (por exemplo, "Meu arquivo") e clique em "Criar" ou no botão verde com um sinal de visto.
  • Agora, nos dados do grupo, exclua a pessoa que você acabou de convidar para a conversa (no iOS, você acessa clicando no nome do grupo; no Android, clicando no menu de três botões verticais).
  • Pronto! Vai sobrar apenas você na conversa dentro do WhatsApp

Com o grupo criado, você pode enviar fotos, áudios, textos que só você vai ter acesso. Pode até servir como um backup de arquivos pessoais e importantes.

Outra dica é usar esse espaço para escrever rascunhos de mensagens, que você pode ir copiando, colando, revisando várias vezes sem se preocupar de enviar sem querer.