Topo

Sabia que o robô da Nasa exibiu mensagem secreta durante descida em Marte?

Padrão vermelho e branco do paraquedas do Perseverance trazia mensagem em código - Nasa/Divulgação
Padrão vermelho e branco do paraquedas do Perseverance trazia mensagem em código Imagem: Nasa/Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

25/02/2021 09h33

O pouso do rover Perseverance em Marte foi digno de filmes de super-heróis. E o que poucos conseguiram perceber logo de cara foi que os engenheiros da agência espacial americana fizeram algo recorrente nos longas do gênero: os "easter eggs", que são basicamente segredos escondidos.

As impressionantes imagens do pouso, que foi um dos momentos mais críticos da missão de cerca de sete meses, revelaram um paraquedas de 21,5 metros de diâmetro com as cores vermelho e branco e um padrão aparentemente aleatório. O que muitos não sabiam é que ali havia uma mensagem deixada pelos engenheiros da agência.

Como o easter egg havia passado despercebido, oficiais da Nasa publicaram mensagens nas redes sociais informando que ali havia uma mensagem escondida, escrita em código binário de computador.

"Além de possibilitar ciência incrível, esperamos que os esforços de nossa equipe de engenharia possam inspirar os outros. Por isso, às vezes deixamos mensagens em nosso trabalho para que outros as encontrem", afirmou Allan Chen, líder da equipe de reentrada, descida e pouso do Perseverance, durante uma entrevista coletiva.

Assim que o "desafio" foi lançado, internautas precisaram de poucas horas para decifrar a mensagem.

O padrão vermelho e branco do paraquedas trazia os dizeres "Ouse coisas poderosas", um lema da equipe do Perseverance que também está estampado nas paredes do Controle da Missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), a sede da equipe no sul da Califórnia.

Adam Seltzner, engenheiro-chefe do Perseverance confirmou que essa era a mensagem contida no paraquedas. O anel externo do paraquedas ainda parece traduzir para as coordenadas do JPL: 34° 11'58 "N 118° 10'31" W.

Outros easter eggs

As mensagens escondidas no rover não param no lema da equipe da Nasa. As imagens enviadas pelo Perseverance desde Marte aumentaram a curiosidade dos internautas, que começaram a investigar algumas coisas.

Ampliando uma das fotos é possível ver que a Nasa colocou "um retrato de família" de rovers enviados a Marte, com imagens do Sojourner, do Spirit, do Opportunity, do Curiosity e do próprio Perseverance, além do helicóptero Ingenuity.

Outras missões da Nasa a Marte também continham mensagens ocultas. O rover Curiosity, que pousou no Planeta Vermelho em 2012, tinha pequenos orifícios pontilhados em suas rodas ocas de alumínio.

Nesses buracos havia a mensagem "JPL" em código Morse. Assim, quando Curiosity rodou pela superfície o planeta, a sigla "JPL" foi estampada em código Morse em solo marciano - o que não deve ter durado muito tempo, já que o vento do planeta pode ter apagado a mensagem.

Em entrevista ao "The Verge", Allan Chen afirmou que é possível que haja mais mensagens ocultas no Perseverance. "As pessoas não resistem a colocar um pequeno toque pessoal em seu trabalho. Mas a grande maioria deles nunca será conhecida - nem mesmo por mim", afirmou.

Perseverance

O rover Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro e desde então já enviou quase 5.000 imagens inéditas do planeta, em alta resolução, para qualquer um baixar, incluindo um panorama da superfície do planeta, composto por seis imagens sobrepostas.

Também foi divulgado um vídeo, em alta qualidade, mostrando os minutos finais do procedimento de entrada da nave na atmosfera, a 11km de altitude, e pouso do robô-jipinho, que correu em cronometrada perfeição.

Ao todo, o rover possui 19 câmeras de alta definição, que prometem capturar detalhes nunca antes vistos de Marte, além de contar com quatro câmeras nas seções da nave que foram descartadas (casca e módulo) - totalizando 23 lentes.