Topo

Rival da Xiaomi, celular chinês promete tela enrolável e recarga pelo ar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Cléberson Santos

Colaboração para Tilt

23/02/2021 16h40

A tela dobrável e o carregador sem fio parecem ser "página virada" no mercado chinês de smartphones. Depois da Xiaomi, hoje foi a vez da Oppo apresentar um conceito de aparelho com tela enrolável e possibilidade de recarga à distância. A marca divulgou nesta terça-feira (23), durante a MWC Xangai, uma das principais feiras de tecnologia do mercado asiático, um novo vídeo do seu Oppo X 2021.

Seguindo o padrão dos principais smartphones atuais, o Oppo X 2021 recarrega sua bateria ao ser colocado em uma base. Porém, segundo o vídeo, é possível tirar o celular do carregador sem fio —como se você estivesse o segurando normalmente—, e mesmo assim ele continua em recarga.

No mês passado, outras marcas apresentaram tecnologias semelhantes. A diferença está distância: no caso do Mi Air Charge, da Xiaomi, o celular continuava carregando mesmo com a pessoa andando pela sala. Já um projeto da Motorola, também divulgado em janeiro, propõe uma distância de 100 centímetros entre o celular e a base, mas não pode haver interferência, como a mão do usuário, entre os dois.

A tecnologia da Oppo parece ser um pouco mais limitada que a dos seus concorrentes: repare que o apresentador do vídeo parece estar fazendo um esforço para manter o aparelho "em contato" com a base. Porém, por se tratar de uma demonstração e o celular ainda não estar disponível no mercado, ainda é cedo para cravar qual é a "pegadinha".

Já a tela enrolável do Oppo X 2021 não é necessariamente uma novidade. O primeiro protótipo do aparelho foi apresentado ao público em novembro e já demonstrava essa possibilidade. Ao contrário de modelos como o Galaxy Z Fold, da Samsung, que abrem para aumentar de tamanho, a tela Oled do modelo do Oppo se expande sendo arrastada, como se fosse um pergaminho. Das suas 6,7 polegadas originais, o Oppo X 2021 pode "crescer" para 7,4 polegadas.

Além da Oppo, a LG também apresentou um conceito semelhante de tela enrolável durante a CES do começo deste ano.