Topo

App


Conecte SUS: veja como usar app para gerenciar suas vacinas da covid

Tony Winston/Ministério das Saúde
Imagem: Tony Winston/Ministério das Saúde

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

14/02/2021 04h00Atualizada em 15/02/2021 11h39

O Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde para Android e iOS que gerencia todo o histórico da pessoa no Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser usado para acessar a Carteira Nacional Digital de Vacinação e acompanhar a imunização da covid-19 no país.

Assim que você se vacinar contra a covid-19 e já tiver instalado e criado seu perfil no Conecte SUS, poderá verificar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

Com isso, a pessoa e os profissionais de saúde terão controle do dia exato da dose tomada e quando deverá ser aplicada a segunda dose. Além disso, é possível evitar tomar doses de laboratórios diferentes.

"O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada —não só a da covid-19 — deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo", explicaram em comunicado.

Vale lembrar que não é obrigatório ter conta no Conecte SUS para ser vacinado contra a covid-19. Caso você não tenha o app, é só levar um documento de identificação com número do CPF na hora em que for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários. No local, você poderá realizar o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Como fazer o cadastro no Conecte SUS:

1. Abra o app e toque em "Pular" a introdução.

2. Toque em "Entrar".

3. Caso não lembre se tem um cadastro, digite o CPF. Caso não tenha, toque em "Crie sua conta".

4. Toque em "Número do CPF". Você pode escolher outras opções também.

5. Siga os passos seguintes.
Na página inicial, você encontrará informações sobre as vacinas em cada idade, seus agendamentos nos SUS, medicamentos recebidos pelo SUS, entre outras opções.

Para encontrar a sua carteira de vacinação:

1. Entre na aba "Histórico".

2. Acesse a opção "Vacinas".