Topo

Brecha permite atualização do Windows 7 para o 10 de graça; veja como

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt

13/02/2021 04h00

Com o seu fim decretado há mais de um ano, o Windows 7 ainda permite a atualização para o Windows 10, e o melhor, de graça. Embora oficialmente a Microsoft tenha permitido isso só até meados de 2016, há uma brecha que permite ao público fazer o upgrade sem desembolsar nenhum centavo.

De acordo com o site "Techradar", essa falha pode ter sido uma ação intencional da companhia para que o maior número de pessoas conseguisse fazer a atualização, mesmo que isso signifique perda de receita.

A iniciativa teria dois objetivos:

  • Diminuição dos riscos de segurança, logo que o Windows 7 não recebe mais nenhuma atualização;
  • Evitar que as pessoas migrem para outros sistemas operacionais gratuitos como o Linux.

Mesmo assim, a empresa teria optado por não divulgar essa possibilidade, que poderia gerar desgastes com quem fez atualizações posteriores à data-limite e arcaram com os custos. Para se ter uma ideia, o valor do Windows 10 Home no site da empresa é superior a R$ 1.000.

Procurada por Tilt, a Microsoft enviou uma nota em que não responde claramente sobre essa brecha no sistema. "Não planejamos criar uma oferta de atualização gratuita para usuários do Windows 7. Havia uma oferta promocional de atualização gratuita disponível quando o Windows 10 foi lançado pela primeira vez, mas ela expirou em 29 de julho de 2016", afirma.

Como fazer a atualização?

Toda essa história começou nos fóruns do Reddit, onde os participantes sugerem que as pessoas devem optar pelo tipo de atualização para o Windows 10 que mantêm os seus arquivos e informações no computador. Caso optem por outro tipo de instalação, podem perder a oportunidade da gratuidade.

Há, no entanto, relatos de outros integrantes da plataforma que conseguiram a nova versão sem custos mesmo depois de uma nova instalação. Mas para isso, precisaram ter em mãos a chave do Windows 7.

Antes de começar, veja se tem os requisitos básicos de sistema no seu computador:

  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
  • RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
  • Espaço em disco rígido: 16 GB para um sistema operacional de 32 bits ou 32 GB para um de 64 bits
  • Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
  • Tela de 800 x 600 pixels
  • Conexão com a internet

Se está tudo bem com essa parte, baixe aqui a ferramenta de criação de mídia do Windows. Selecione "Baixar a ferramenta agora". Após baixá-la e executá-la, selecione a opção Atualizar e siga os passos na tela.

Na página "O que você deseja fazer?", selecione "Criar mídia de instalação para um outro computador" e selecione Avançar. Selecione o idioma, a edição e a arquitetura (64 bits ou 32 bits) do Windows 10. Uma tabela no site da Microsoft ajudará você a decidir qual edição do Windows 10 é a melhor para seu caso.

O processo pedirá sua chave de licença do Windows 7 (ou versão superior) e será preciso informá-la. Siga as etapas sugeridas, incluindo se quer criar a mídia em um pen drive ou arquivo ISO (salvo em CDs e DVDs). Aqui tem mais detalhes de todos os passos. Depois disso, o Windows 10 estará pronto para começar a rodar.