Topo

Chega de susto no volume: WhatsApp testa função para silenciar vídeos

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

09/02/2021 16h44

Alguma vez você já quis enviar um vídeo para um amigo, mas ficou com receio que ele o abrisse durante o trabalho e tomasse bronca do chefe por causa do som? Pois uma nova versão do WhatsApp que está sendo testada vai permitir que um vídeo seja silenciado antes de ser enviado.

A função é parecida com a que já existe no Instagram, que permite postar vídeos com o som desligado por padrão na plataforma, seja por Stories ou no feed. Para conseguir testar a funcionalidade, basta atualizar o WhatsApp para a versão beta 2.21.3.13, que permitirá o teste.

A mudança foi detectada pelo blog WABetainfo, que afirma que o recurso de silenciamento de vídeo já havia sido detectado em algumas versões mais antigas do mensageiro. Mas, o site aponta que a versão mais recente é necessária para que as pessoas obtenham o recurso.

Como fazer?

Tilt testou o novo recurso e é realmente muito simples. Primeiramente, você deve atualizar seu aplicativo por meio da Play Store ou da Apple Store. Mas essa atualização ainda não está disponível para todos —o WABetainfo afirma que ainda não é possível saber quando isso ocorrerá.

Para compartilhar um vídeo sem som, basta fazer o processo que você já está acostumado, clicando no ícone de câmera que aparece no canto da tela do WhatsApp. Na tela seguinte, deve clicar em um ícone de volume, como o do computador, que aparecerá na parte superior esquerda da tela.

Novo recurso do WhatsApp permite silenciar vídeos antes de enviar - WABetaInfo - WABetaInfo
Imagem: WABetaInfo

Vale lembrar que quando você compartilha um vídeo diretamente de uma conversa, ele é enviado sem que você possa fazer qualquer edição. Nesse caso, o recurso de silenciar fica indisponível.

Tocar no ícone de volume já será o suficiente para desativar o som do vídeo que você está enviando, seja algo gravado no próprio celular ou algo recebido de outros amigos. A única "dificuldade" é que, por ser um recurso novo, o ícone para retirar o som é pequeno e pode passar despercebido.