Topo

Quer escolher nome do veículo chinês em Marte? Veja as dez possibilidades

Veículo da missão espacial chinesa Tianwen-1  - Reprodução/Wikimedia Commons
Veículo da missão espacial chinesa Tianwen-1 Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

De Tilt, em São Paulo

07/02/2021 15h49

A China está realizando uma votação pública de 40 dias para que as pessoas ajudem a escolher o nome de seu novo veículo explorador da missão Tianwen-1, que chegará ao solo do planeta Marte até meados de maio. O público agora pode votar em seus favoritos de uma lista de dez nomes.

A votação está sendo realizada pela empresa chinesa da internet Baidu até 28 de fevereiro. Os juízes anunciarão um nome final alguns dias antes do pouso. É preciso escanear este QR code com um mini-app chamado Smart Mini Program (com o ícone de losango azul e vermelho), que fica dentro do aplicativo da Baidu. O problema é que ele está todo em chinês.

A missão inclui um orbitador e um veículo, e a espaçonave deve entrar em órbita ao redor de Marte nesta quarta-feira (10). Segundo o site "Space", as dez sugestões de nomes vieram de temas como figuras mitológicas, conceitos do filósofo chinês Confucio e animais lendários do país.

Um dos nomes é até meio familiar: Hongyi, nome que veio dos Analectos de Confúcio (livro doutrinal do filósofo) pode ser traduzido como "persistência" ou "perseverança". Sim, o significado ficou bem parecido com o do veículo Perseverance, da Nasa, que está previsto para chegar antes a Marte, em 18 de fevereiro. Outros significados incluem:

  • Zhurong: um deus do fogo
  • Qilin: um unicórnio chinês
  • Chitu: coelho vermelho
  • Qiusuo: explorar, fazendo referência a um poema antigo
  • Zhuimeng: para perseguir um sonho
  • Nezha: um herói mitológico
  • Fenghuolun: as armas de Nezha (deus protetor no taoísmo)
  • Tianxing: refere-se ao movimento dos corpos celestes
  • Xinghuo: faísca

O Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial, órgão ligado à agência CNSA (Administração Espacial Nacional da China), anunciou a lista dos "finalistas a nome" em 18 de janeiro depois de pedir sugestões após o lançamento da missão Tianwen-1, em julho do ano passado.

"Mais de 1,4 milhão de inscrições foram recebidas de 38 países e regiões desde que iniciamos a campanha (...). Mais de 200 mill deles foram elegíveis. A participação ativa dos internautas mostra seu grande cuidado com a missão em Marte", disse Yuan Foyu, diretor da campanha de nomeação do veículo, à rede de TV CCTV.

Quando chegar a Marte, o orbitador irá imaginar o local de pouso e determinar as condições no solo em preparação para o pouso, para só então liberar o veículo para explorar o planeta.