Topo

Andy Jassy: próximo chefão da Amazon curte hóquei e é socialmente engajado

Andy Jassy é responsável pela AWS (Amazon Web Services) e assume como chefe da Amazon no terceiro trimestre de 2021, substituindo Jeff Bezos - Divulgação
Andy Jassy é responsável pela AWS (Amazon Web Services) e assume como chefe da Amazon no terceiro trimestre de 2021, substituindo Jeff Bezos Imagem: Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

03/02/2021 19h07Atualizada em 04/02/2021 11h21

Sem tempo, irmão

  • Andy Jassy vai substituir Jeff Bezos, o fundador da Amazon, na posição de chefe
  • Jassy foi responsável pela AWS (Amazon Web Services), divisão da Amazon de computação na nuvem
  • Executivo é sócio de time de hóquei e faz postagens de cunho social em suas redes sociais

Um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos anunciou na terça-feira (2) que deixará o comando da Amazon no terceiro trimestre deste ano. Em seu lugar entrará Andy Jassy, até então responsável pela AWS (Amazon Web Services). Mas qual será a trajetória do homem que substituirá o bilionário que criou a Amazon em 1994?

Até então um nome desconhecido, Jassy é funcionário da Amazon desde 1997, quando começou no departamento de marketing - agora ele se tornará o segundo executivo-chefe da história da companhia. A admissão na gigante da tecnologia há 24 anos veio pouco depois dele concluir seu MBA (especialização em administração) na HBS (Harvard Business School).

"Eu fiz meu último exame final na HBS, na primeira sexta-feira de maio de 1997, e comecei na Amazon na próxima segunda-feira", disse Jassy em um podcast da escola, em setembro do ano passado.

Em 2003, Jassy foi escolhido como chefe da equipe de Bezos, quando começou a traçar o plano para fundar a AWS. O sucesso da AWS, o braço da empresa que atua na área de serviços de computação na nuvem, é tanto que os resultados trimestrais da Amazon anunciados na última terça-feira (2) apontam que ela responde por cerca de metade da receita operacional da empresa.

Como uma "estrela do rock"

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", Andy Jassy é conhecido por entender de detalhes técnicos, o que o conferiu uma aura de estrela do rock junto aos palestrantes da conferência anual da AWS, realizada em Las Vegas.

Além disso, ele tem falado sobre questões sociais no Twitter sobre a necessidade de responsabilização da polícia depois que Breonna Taylor, uma mulher negra, foi morta em sua casa por policiais brancos durante uma operação mal sucedida. Ele também atua em favor dos direitos LGBTQ+.

"Não posso deixar a morte de Breonna Taylor ir sem responsabilidade. Ainda não entendemos nos EUA. Se você não responsabilizar representantes da polícia pelo assassinato de negros, nunca teremos justiça e mudança, ou seremos o país que aspiramos (e reivindicamos) ser", publicou.

Proprietário de time de hóquei

Em setembro de 2018, Andy Jassy se juntou a um grupo de investidores e se tornou o proprietário do Seattle Kraken, que disputará a NHL (Liga Nacional de Hóquei) na temporada 21-22. A Amazon, que patrocina o ginásio do time, foi fundada em Seattle.

Na época da negociação, Tod Leiweke, presidente da Seattle Hockey Partners, chamou Jassy de "verdadeiro pioneiro" e "um dos líderes empresariais mais talentosos em toda a comunidade"

Segundo a revista "Fortune", Jassy é tão fã de esportes que construiu um bar esportivo dentro de sua própria casa, em Seattle.

Saída de Bezos

Jeff Bezos anunciou a saída do cargo de chefe da Amazon durante a divulgação dos resultados financeiros da empresa. Ele continuará na companhia, mas como presidente executivo do conselho.

"Estou animado em anunciar que no terceiro trimestre vou ocupar o cargo de presidente executivo do conselho da Amazon e que Andy Jassy se tornará chefe", disse Bezos em carta aos funcionários da Amazon.

Na carta, Bezos fala que esta movimentação permitirá que ele saia da operação do dia a dia da empresa e passe a cuidar de projetos da companhia e outros de ordem pessoal, como a Blue Origin (sua empresa espacial), o jornal "The Washington Post" (do qual é proprietário), além da Bezos Earth Fund, que consiste em um fundo para incentivar práticas sustentáveis.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a casa de Andy Jassy fica em Seattle, e não em Nova York. O texto foi corrigido.