Topo

Acesso ao WhatsApp Web agora ganha desbloqueio por impressão digital

WhatsApp Web agora vai contar com biometria - Divulgação
WhatsApp Web agora vai contar com biometria Imagem: Divulgação

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

28/01/2021 05h00

Sem tempo, irmão

  • WhatsApp Web só vai poder ser acessado após desbloqueio biométrico
  • Atualização vai estar disponível para os celulares que têm a tecnologia
  • WhatsApp diz que não tem acesso aos dados biométricos das pessoas

O WhatsApp anunciou nesta quinta (28) um novo recurso para turbinar a segurança de quem usa mais a plataforma pela versão web. Agora, para usar o WhatsApp Web ou Desktop, você vai ter que efetuar o desbloqueio biométrico, seja por reconhecimento facial ou por impressão digital, se esse recurso estiver disponível no celular dele. Essa liberação deverá ser feita antes da leitura do código QR.

Segundo a plataforma, a atualização vai ser lançada para quem tiver celulares com a ferramenta de reconhecimento facial ou da impressão digital. Deve sair nas próximas semanas —a empresa não especificou datas. Além disso, o design da tela do WhatsApp Web nos celulares também vai mudar.

"Caso tenha habilitado a autenticação biométrica em seu dispositivo, essa atualização significa que agora você deverá se identificar usando o desbloqueio por reconhecimento facial ou impressão digital do celular para vincular o WhatsApp Web, Desktop ou Portal à sua conta do WhatsApp", explica a empresa em nota.

Se o seu celular tem o recurso de reconhecimento facial e de impressão digital, você não vai poder remover o recurso do app, a não ser que desative completamente a autenticação biométrica do celular. Todos os iPhones que operam a partir do iOS 14 com Touch ID ou Face ID (iPhone 5s em diante) devem receber a atualização, assim como todos os celulares Android que têm desbloqueio por reconhecimento facial, por impressão digital ou por íris.

WhatsApp Web biometria impressão digital 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para quem nunca usou a versão do WhatsApp Web, ela permite que usuário acesse a plataforma no computador por meio de um código QR, ao escaneá-lo pelo app instalado no smartphone. A mudança deve evitar que seu WhatsApp abra no computador só porque você logou nele uma vez, como acontece hoje, adicionando uma nova camada de segurança às conversas.

A atualização já vinha sendo ventilada desde o ano passado por desenvolvedores que testam versões beta do aplicativo. Em setembro, o site WABetaInfo, que costuma antecipar novidades do app, encontrou evidências desse reforço na segurança na versão 2.20200.10 beta do WhatsApp.

"Essa atualização se baseia em nossas medidas de segurança atuais, que exibem um aviso em seu telefone sempre que ocorre um login na Web / Desktop, e a capacidade de desvincular dispositivos de seu telefone a qualquer momento", afirma a plataforma em nota.

Vão coletar minha biometria?

O WhatsApp diz que não. A empresa garante que a autenticação será conduzida pelo sistema operacional do smartphone do usuário. É o identificador biométrico do celular quem vai dar o aval para o app de que é de fato o dono da conta quem quer usar a versão web da plataforma. A empresa afirma ainda que a tecnologia é parecida com a usada por aplicativos bancários.

"Esse processo de autenticação só ocorrerá se o usuário tiver configurado o recurso de biometria em seu dispositivo, o que envolve dar seu consentimento para o processamento de seus dados biométricos para a empresa por trás do sistema operacional", diz o texto.