Topo

CES 2021: tela transparente e dobrável são as TVs que queremos no futuro

LG apresentou uma TV conceito com uma tela que se dobra para melhorar a experiência gamer - Divulgação
LG apresentou uma TV conceito com uma tela que se dobra para melhorar a experiência gamer Imagem: Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

14/01/2021 13h39Atualizada em 15/01/2021 13h07

Um dos momentos mais esperados da CES 2021 (Consumer Eletronics Show), que acontece até esta quinta-feira (14), é a apresentação de novidades no mundo dos televisores. Neste quesito, a maior feira de tecnologia do mundo não deixou barato.

Enquanto a LG veio com um modelo com painel que pode ser dobrado levemente para se adaptar aos gamers, um conceito de tela transparente e avanços na tecnologia MicroLED da Samsung chamaram atenção. Correndo por fora, a chinesa TCL veio com uma inovação chamada OD Zero, um avanço na promissora iluminação Mini-LED.

Tela dobrável

TV LG com tela dobrável para gamers - Divulgação - Divulgação
TV LG com tela dobrável para gamers
Imagem: Divulgação

Um dos protótipos apresentados pela LG foi a sua TV Oled de 48 polegadas que pode mudar de tela plana para uma tela curvada com um simples apertar de botão. De acordo com a marca, a ideia é que as pessoas possam usar a curvatura do visor para melhorar a experiência gamer.

Segundo a LG, a TV pode dobrar até um raio de 1.000 mm. Ela tem uma taxa de atualização variável que vai de 40 Hz a 120 Hz (quanto maior esse índice, melhor a fluidez da exibição das cenas). O modelo também possui a tecnologia Cinematic Sound OLED (CSO), que vibra a tela para criar som no lugar dos alto-falantes.

Tela transparente

LG Tela transparente - Divulgação - Divulgação
Modelo de TV com tela transparente
Imagem: Divulgação

Outro modelo de TV conceito da LG que chamou atenção foi o televisor com tela Oled de 55 polegadas com design transparente, que permite que você veja através dela. Segundo a empresa, isso é possível mesmo quando a TV está ligada ou exibindo uma imagem.

A tela é capaz de atingir 40% de transparência, bem acima dos visores já apresentados pela fabricante, que tinham 10% de capacidade.

LG mais brilhante de todos os tempos

LG OLED EVO - Divulgação - Divulgação
Modelo LG EVO
Imagem: Divulgação

As novidades da LG não ficaram apenas nos protótipos. A marca apresentou o novo painel Oled Evo, que permite a imagem mais brilhante entre todos os aparelhos da marca. A fabricante compara essa conquista a marcos Oled anteriores, como 4K HDR e a introdução do 8K.

A tecnologia está presente na nova série G1 da marca, que virá nos tamanhos 77, 65 e 55 polegadas. A linha compartilha o processador Alpha 9 da própria empresa, que equipa a série C1. Ambas as linhas apresentam processamento de imagem aprimorado e agora podem "analisar o tipo de cena que está sendo mostrado e melhorar a imagem de acordo."

TV sem espaço entre tela e painel

TCL apresenta OD Zero mini-LED, sua nova tecnologia para TVs, na CES 2021 - Reprodução/TCL - Reprodução/TCL
TV TCL com tecnologia OD Zero mini-LED
Imagem: Reprodução/TCL

Um dos destaques da CES 2021 foi o lançamento da fabricante chinesa TCL. A marca apresentou uma nova tecnologia de TVs chamada de mini-LED OD Zero, que promete brilho e cores ainda melhores, além de contraste mais preciso e uniformidade suave em comparação às mini-LEDs anteriores.

A tecnologia OD Zero promete ainda TVs mais finas do que as de LED, Oled ou mesmo de mini-LED encontradas hoje em dia no mercado.

Segundo a TCL, a nova tecnologia permite distância praticamente zero entre a camada do mini-LED que emite a luz e a camada da tela LCD. Os painéis mini-LEDs têm cerca de um quinto do tamanho dos painéis dos LEDs comuns usados nos modelos de televisores até o momento. Com isso, é possível colocar milhares deles em uma tela, melhorando o brilho, o contraste e as cores.

Samsung MicroLED 110 polegadas

Samsung 110 polegadas - Divulgação - Divulgação
TV da Samsung com 110 polegadas
Imagem: Divulgação

Já pensou ter uma sala de cinema em casa? Pois é exatamente este o conceito da novidade apresentada pela Samsung na CES 2021.

A fabricante apresentou sua nova Smart TV com tecnologia MicroLED de 110 polegadas, que pode transformar o ambiente em uma sala de cinema. Esta nova tela apresenta LED inorgânico autoiluminado com um design de tela Infinity [infinita] fino e quase sem moldura, que torna seu visual mais sofisticado.