Topo

TV


Futuro das TVs? TCL apresenta modelo sem espaço entre tela e painel de LED

TCL apresenta OD Zero mini-LED, sua nova tecnologia para TVs, na CES 2021 - Reprodução/TCL
TCL apresenta OD Zero mini-LED, sua nova tecnologia para TVs, na CES 2021 Imagem: Reprodução/TCL

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

11/01/2021 20h39

A TCL lançou na CES 2021, uma das principais feiras de tecnologia do mundo, uma nova tecnologia de TVs chamada de mini-LED OD Zero. Segundo a fabricante chinesa, a nova geração de TV apresenta brilho e cores ainda melhores, com contraste mais preciso e uniformidade suave em comparação às mini-LEDs anteriores.

Além disso, a tecnologia OD Zero promete TVs ainda mais finas do que as de LED, OLED ou mesmo de mini-LED encontradas hoje em dia no mercado. Mas o que é isso?

O recurso OD Zero da TCL significa que a distância ótica (ou optical distance, no termo em inglês) entre a camada do mini-LED que emite a luz e a camada da tela que mostra a imagem é praticamente zero.

A tecnologia de iluminação de telas mini-LED é um aperfeiçoamento da LED, usada na maioria das TVs atuais. Ela reduz o tamanho das zonas de luz que ficam atrás na tela. Isso ajuda a resolver um problema antigo do LED comum, que tem como defeito criar áreas cinzas e regiões difusas de luz em áreas da tela próximas dos pontos mais claros — como por exemplos nos créditos de um filme, de fundo preto com letras brancas.

Os paineis mini-LEDs têm cerca de um quinto do tamanho dos paineis dos LEDs comuns, encontrados nas principais TVs do mercado atual. Com isso, é possível colocar milhares deles em uma tela, melhorando o brilho, o contraste e as cores.

Assim, essa nova tecnologia promete minimizar o halo ótico, que é uma espécie de névoa que aparece em torno de contornos escuros na tela causada pela luz de um objeto brilhante.

Segundo a fabricante chinesa, as novas TVs apresentam imagens mais realistas e detalhes mais nítidos, com brancos brilhantes ao lado de pretos profundos.

A TCL também lançou novas três novas TVs: uma mini-LED, outra com a tecnologia QLED —muito usada pela Samsung— e uma terceira em 4K HDR (sigla para alto alcance dinâmico, que melhora os contrastes).

A C825, uma TV com resolução 4K da marca, diminuiu ainda mais o tamanho dos mini-LEDs. Já a C725 utiliza a tecnologia 4K QLED e promete cores mais vibrantes. Por fim, a P725 é uma TV 4K HDR com Dolby Vision (que melhora a imagem quadro a quadro) e Dolby Atmos (que ajuda a criar melhor ambientação sonora).

Para entender melhor a sopa de letrinhas acima, veja nosso texto explicando o que é Oled, Qled, LED, LCD e afins.

A LG, que vem investindo em TVs Oled, também anunciou na CES que vai lançar aparelhos com mini-LED. A Samsung é outra fabricante que vai ter lançamentos com a tecnologia.