Topo

Empregado insatisfeito encerrou mandato de Trump em site, dizem diplomatas

Donald Trump acena para apoiadores. O presidente americano encerra seu mandato à frente da Casa Branca na semana que vem - REUTERS/Carlos Barria ORG
Donald Trump acena para apoiadores. O presidente americano encerra seu mandato à frente da Casa Branca na semana que vem Imagem: REUTERS/Carlos Barria ORG

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 20h19

Um funcionário do Departamento de Estado americano insatisfeito com Donald Trump foi o responsável por indicar o fim do mandato do presidente em um meio oficial. Segundo diplomatas ouvidos pelo site BuzzFeed, o empregado substituiu o texto da biografia de Trump no site do Departamento de Estado para mostrar que sua passagem na Casa Branca terminava na noite de hoje.

A página mostrava o fim do mandato do atual presidente às 19h49, pouco depois do horário indicado para a saída do vice-presidente Mike Pence, que também teve uma biografia semelhante publicada no site oficial. Pence, por sua vez, terminaria sua trajetória com Trump na Casa Branca às 19h44.

Ambas as páginas não tinham qualquer conteúdo além da indicação de término de mandato e sumiram ainda durante a tarde, quando também foram vistas pela primeira vez. No lugar delas, apareceu uma mensagem de erro.

Ao contrário do que a possível brincadeira apontava, Trump e Pence ainda têm pouco mais de uma semana na Casa Branca até que o presidente eleito Joe Biden assuma o cargo, no dia 20. O atual presidente pode enfrentar em breve seu segundo processo de impeachment, mas ele não deve ser votado definitivamente no Congresso antes do término do mandato.

Investigação interna

De acordo com informações do BuzzFeed, o Secretário de Estado, Mike Pompeo, pediu a abertura de uma investigação sobre as biografias de Trump e Pence que apareceram hoje no site do Departamento de Estado. Os possíveis suspeitos seriam funcionários que deixarão o órgão nesta semana, já como parte da transição para o governo de Biden.