Topo

CES 2021: Samsung aposta em robôs assistentes e reuso de celulares antigos

Robô JetBot AI+, da Samsung - Divulgação
Robô JetBot AI+, da Samsung Imagem: Divulgação

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt

11/01/2021 19h27

Os robôs aspiradores são uma febre nas redes sociais, principalmente quanto tem um gatinho pegando aquela carona marota. E a Samsung lançou uma evolução deles, o JetBot 90 AI+. Além dele, a empresa trouxe outras novidades para facilitar as tarefas domésticas, se exercitar em casa e até uma forma de reutilizar seu smartphone Galaxy antigo.

Previsto para chegar ao mercado dos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, o JetBot 90 AI+ conta com sensores e navegação baseados em IA (inteligência artificial). O aparelho usa o sensor LiDAR, semelhante aos usados em carros autônomos, que detecta a distância e a localização das pistas para realizar os movimentos.

Um outro detector em 3D reconhece a diferença entre objetos como um brinquedo ou mesmo a perna de uma cadeira, e analisa a forma da sala, por exemplo, para fazer manobras ao redor dela sem causar colisões.

Há ainda um algoritmo de reconhecimento que permite identificar itens de todos os tipos de obstáculos e definir a rota mais segura e mais eficiente. A partir da coleta dessas informações, o JetBot 90 AI+ pode limpar de perto os objetos em volta do piso, tendo uma margem segura em relação aos objetos frágeis ou delicados e também entrar embaixo de móveis quando necessário.

Segundo a fabricante, o robô, ao limpar o piso, maximiza a potência de sucção de 30 W de seu sistema Jet Cyclone, retendo o pó do ar e a sujeira. Quando completa as tarefas, ele volta automaticamente para a estação de limpeza, onde esvazia a sujeira em um saco que só precisa ser trocado uma vez a cada dois ou três meses.

Outro diferencial do produto é que o consumidor pode controlá-lo de onde quiser. Quando conectado ao smartphone, a partir do aplicativo Samsung SmartThings, consegue programar uma limpeza, definir "zonas proibidas" em um mapa de sua casa e, quando a pessoa estiver fora, até mesmo conectá-lo à câmera para observar a casa e os animais de estimação.

De teleconferência a vinhos

Apresentados como novidades para um "futuro próximo", os modelos de robôs Care e Handy também estão sendo desenvolvidos para ajudar nas atividades do dia a dia.

Robôs Care e Handy, da Samsung - Divulgação - Divulgação
Robôs Care e Handy, da Samsung
Imagem: Divulgação

Pela apresentação da Samsung, o primeiro é um assistente pessoal, lembrando a pessoa de coisas como compromissos, de se exercitar após longas horas sentado e das frequentes teleconferências. Além de alertar sobre os agendamentos, ele pode fazer a conexão direta com a atividade programada a partir de uma tela acoplada, que lembra um tablet.

O segundo robô, em forma de mão mecânica, consegue identificar, separar e pegar objetos para organizar a casa. Com as habilidades, pode até coletar aquela roupa suja deixada na cadeira, colocar pratos sujos no lava-louças, fazer a mesa e até servir vinhos.

De acordo com a fabricante, essas tecnologias ainda estão em desenvolvimento e não estão disponíveis para venda.

Personalizando as experiências

A companhia sul-coreana ainda apresentou dois novos serviços para a casa: o SmartThings Cooking e o Health Smart Trainer. A ideia é ajudar os usuários em diferentes aspectos do cotidiano e, claro, desenvolver uma relação mais estreita.

Interface do SmartThings Cooking, da Samsung, que pergunta se pessoa tem algum tipo de alergia - Divulgação - Divulgação
Interface do SmartThings Cooking, da Samsung, que pergunta se pessoa tem algum tipo de alergia
Imagem: Divulgação

O SmartThings Cooking, disponível em um app, é um planejador de refeições automático alimentado por IA que recomenda opções de pratos para toda a semana, cria listas de compras e se conecta aos varejistas de mercearia. As dicas para as receitas podem ser enviadas diretamente aos aparelhos de cozimento sincronizados da Samsung, minimizando erros.

Já o Health Smart Trainer, que estará em modelos de TVs lançados em 2021, tem a proposta de transformar a casa dos usuários em academias.

app de exercício físico da Samsung - Divulgação - Divulgação
Pessoa se exercita com app de exercício físico em TV da Samsung
Imagem: Divulgação

De acordo com a fabricante, o novo recurso apresenta exercícios e analisa a postura em tempo real, além de oferecer feedback durante e após os treinos. O Smart Trainer também ajuda a contar as repetições e estima as calorias queimadas. Com vídeo e treinamento interativo via controle de voz habilitado para Bixby, o serviço se propõe a elevar a personalização do treino em em casa.

Reutilização de smartphones

Outra novidade da marca é o programa de reutilização de smartphones Galaxy em casa —uma atualização em relação ao formato anterior de reaproveitamento.

O sistema tem o objetivo de ressignificar aparelhos antigos do modelo para uso de internet das coisas. Com o projeto, a marca oferece opções como transformar o aparelho antigo em um monitor de bebês ou um sensor de presença, permitindo que a pessoa ligue as luzes de casa a distância para dar mais segurança aos seus bichos de estimação.

Samsung Upcycling - Divulgação - Divulgação
Com o Galaxy Upcycling, Samsung quer que celulares antigos se tornem itens de internet das coisas; no exemplo, aparelho foi transformado em babá eletrônica
Imagem: Divulgação

Para Sandeep Rana, especialista em sustentabilidade ambiental da Samsung, o programa é o "reconhecimento de nossa necessidade de assumir responsabilidades e estar em harmonia com a natureza".

A empresa não detalhou quando vai liberar tais funções. A única coisa certa é que estas funcionalidades serão liberadas pelo app da Smart Things, da Samsung.