Topo

TV


Tchau, pilhas! Samsung anuncia TVs Neo QLED e controle movido a luz solar

Neo QLED é a nova tecnologia de TVs da Samsung - Divulgação
Neo QLED é a nova tecnologia de TVs da Samsung Imagem: Divulgação

Constância García

Colaboração para Tilt

06/01/2021 17h40Atualizada em 05/08/2021 10h54

Sem tempo, irmão

  • Samsung apresentou linha de TVs de 2021 e vários modelos devem chegar ao mercado brasileiro
  • Destaques são TV Neo QLED, modelos Crystal UHD e uma nova The Frame
  • Novo controle pode ser carregado com luz solar, sem a necessidade de pilhas

Às vésperas da CES 2021 (uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo), a Samsung anuncia, nesta quarta-feira (6), seus novos modelos de televisores. Os aparelhos apresentados chegam com uma transformação em suas tecnologias e contam também com recursos diferenciados para os principais consoles lançados como o Xbox Series e PS5.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Samsung promete também uma TV mais interativa, com a inclusão do Google Duo, para que o usuário possa assistir TV e conversar com seus amigos na tela do televisor.

Ainda como destaque dos lançamentos, a Samsung incluiu em todos os novos televisores anunciados nesta quarta-feira um controle remoto feito com plástico reciclado. Alguns modelos contarão com controle remoto carregado via luz solar.

Controle da Samsung movido a luz solar - Divulgação - Divulgação
Controle remoto da nova linha Neo QLED, da Samsung, é movido a luz solar
Imagem: Divulgação

Além das versões premium, a sul-coreana apresentou novos modelos de televisores intermediários e de entrada. A expectativa é que todas as TVs anunciadas nesta quarta-feira cheguem ao Brasil. Mas a fabricante ainda não definiu datas e valores dos aparelhos no país.

Segundo a marca, embora o ano passado tenha sido de crise, o desempenho das vendas foi acima do esperado durante a quarentena. E, com isso, o objetivo da Samsung é trazer uma nova realidade de TVs para este novo ano, com telas ainda maiores e com mais qualidade de imagem e som.

Para isso, lançou mais modelos de televisores com tecnologia 4K e 8K. Vale ressaltar que a fabricante sul-coreana não revelou preços e nem data de chegada dos televisores ao Brasil.

Neo QLED 4K QN90A

Atualização do modelo de 2020, o modelo QN90A, com tecnologia QLED, foi rebatizada pela Samsung. A linha Neo QLED, com televisores em resolução 4K chegará ao Brasil nas versões entre 55 e 85 polegadas. Esses televisores são equipados com Neo Quantum Processador, exclusivamente otimizado para a nova linha de TVs. Basicamente, eles consistem em LEDs menores e que contam com um maior controle de luz.

O diferencial da linha fica na nitidez de imagem. As TVs Neo QLED usam a tecnologia de pontos quânticos, que segundo a Samsung melhora os níveis de contraste de pretos e deixa as cores mais vibrantes.

TV Neo QLED, da Samsung - Divulgação - Divulgação
TV Neo QLED, da Samsung
Imagem: Divulgação

Neo QLED 8K

Desde 2018, quando lançou seu primeiro televisor em resolução 8K, a Samsung vem aprimorando a qualidade de imagem e recepção de sinal em alta demanda. Em 2020, a fabricante iniciou seu ecossistema 8K com receptores, inteligência artificial e tecnologia capaz de transformar o sinal 4K em 8K.

Em 2021, o conteúdo irá se integrar ao ecossistema da marca. A expectativa é que consoles como o novo Xbox Series e o PS5 sejam capazes de rodar nesses painéis, com a garantia de imagem ainda superior e velocidade maior de FPS (quadros por segundo, em inglês) e o recurso exclusivo Game Bar, que possibilita fazer capturas de tela e vídeos em títulos do console da Microsoft.

A linha conta com três modelos: QN700, TV de entrada com resolução 8K e inteligência artificial ampliada para 8K; QN800, com design refinado, resolução 8K e ângulo de visão extendido; e QN900, TV premium da linha, com tela infinita e som de até 6.2.2 canais.

Todas as TVs 8K da Samsung terão entrada única e instalação acoplável. Os televisores ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.

Samsung apresenta TV Microled na CES 2021 - Divulgação - Divulgação
Samsung apresenta TV Microled na CES 2021
Imagem: Divulgação

MicroLED

Neste ano, a Samsung apresenta suas primeiras TVs de MicroLED para o público. É uma tecnologia nova que usa luzes LED do tamanho de micrômetros (ou seja, um milionésimo de metro) para eliminar a luz de fundo e filtros de cores usados em visores convencionais.

Outros destaques são seu design, com mais de 99% na relação tela-corpo —ou seja, quase sem bordas na frente; e a possibilidade de recortar a tela em quatro partes com conteúdos diferentes. Os modelos estarão à venda lá fora em tamanhos de 110 e 99 polegadas e também tamanhos menores até o final do ano.

Crystal UHD

Com foco na expansão da linha de entrada, as novas TVs com painel em alta resolução UHD receberão as especificações de televisores premium da Samsung, voltadas ao consumidor que passa mais tempo em casa por conta da pandemia do coronavírus.

A qualidade de imagem fica por conta de um painel avançado desenvolvido em Dynamic Crystal, nome dado a uma tecnologia da empresa que deixa as cores mais vivas. Assim, o visor produz luz branca pura e usa mapeamento de cores em 3D.

Na parte sonora, a linha Crystal UHD é equipada com tecnologia de som em movimento e sincronia sonora. As TVs da linha terão dois alto-falantes no topo da TV, para oferecer experiência de som em 3D.

Apesar das novidades apresentadas, a Samsung não revelou preços, polegadas e nem quando o modelo estará disponível no Brasil.

The Frame

O modelo The Frame chega em 2021 com mudanças de design, pensados exclusivamente para os usuários que apostam na TV como uma extensão do smartphone.

TV The Frame (2021), da Samsung - Divulgação - Divulgação
TV The Frame (2021), da Samsung, lembra um quadro quando pendurada na parede
Imagem: Divulgação

Agora, o modelo é 50% mais fino e ainda mais moderno e permite ao usuário flexibilidade de uso, com a possibilidade de ser instalada na parede ou em um tripé. Desta forma, a ideia é que o televisor se aproxime ainda mais de uma peça de obra de arte.

Para se encaixar de forma perfeita no ambiente de instalação, a nova moldura, extremamente fina, virá não apenas em cores diferentes, mas também em dois estilos diferentes: Modern e Chamfer. Assim como os demais modelos anunciados pela Samsung na CES 2021, a The Frame é prevista para venda no Brasil, mas ainda sem data e valor confirmado.