Topo

Era cilada? Saiba como apagar o ex-amor das lembranças do Facebook

Como no filme "O Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças" (2004), Facebook ajuda a tirar o ex da memória - Divulgação
Como no filme "O Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças" (2004), Facebook ajuda a tirar o ex da memória Imagem: Divulgação

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

24/12/2020 04h00

Quem usa o Facebook frequentemente deve ter percebido que às vezes a rede social os lembra automaticamente de postagens que fizemos há um, dois, três, 10 anos. O recurso chamado de "Lembranças" é um convite da plataforma para que não só rememoremos o momento, mas publiquemos novamente na linha do tempo, gerando mais engajamento.

Mas, o que foi doce pode ter azedado —como aquele romance que que acabou virando embuste ou, pior, um ente querido que faleceu recentemente. O algoritmo (ainda) não sabe quais lembranças foram boas ou ruins para você.

Se na vida real, não é possível apagar ninguém da memória (só aprendemos a lidar com as coisas ruins que acontecem, às vezes com muita terapia), no Facebook é possível deletar pessoas e períodos inteiros do recurso "Lembranças" (tal qual Clementine faz com o ex-namorado Joel no filme "O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças").

Tilt fez um passo a passo para que você consiga personalizar seu perfil e impedir que determinadas pessoas, ou épocas, são sejam mais resgatadas. Confira:

No navegador

1. Em um navegador, entre normalmente em sua conta no Facebook. Na lateral esquerda, clique em "Ver mais", role um pouco para baixo e clique em "Lembranças".

Lembranças - 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Há um jeito mais fácil de acessar diretamente essa página: digite facebook.com/memories/ na URL do seu navegador.

2. Na lateral esquerda você vai encontrar: "Ocultar pessoas" e "Ocultar datas". Para bloquear uma pessoa das suas lembranças, basta digitar o nome dela e clicar em "Salvar". Você pode ocultar uma ou mais pessoas.

Lembranças - 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As publicações em que essas pessoas foram "tagueadas" serão filtradas para que não apareçam mais como uma lembrança no seu feed do Facebook. Mas se você postou fotos ou vídeos com a pessoa sem marcá-la, este conteúdo não será filtrado pelo Facebook, e poderá aparecer como uma lembrança.

3. Se você quiser bloquear um período inteiro, basta especificar uma data de início e uma de fim. Depois é só clicar em "Salvar"

Lembranças - 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Caso não precise mais do filtro por pessoa ou por data (reatou o romance ou já está em paz com possibilidade de reviver as lembranças do passado, por exemplo), é só clicar no X do lado do nome da pessoa, ou do intervalo de tempo, e clicar em Salvar.

5. Você também pode escolher com que frequência quer receber notificações de lembrança: uma vez ao dia, somente quando houver coleções ou vídeos especiais ou nunca.

Lembrança - 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No celular

1. No app do Facebook, você precisa selecionar os três tracinhos no canto superior direito e encontrar a opção "Lembranças" no meio dos outros vários recursos oferecidos pela rede social.

Lembranças - app 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Tal qual no navegador, a seção "Lembranças" no app vai mostrar, em forma de feed, o que você postou no passado. Para mudar as configurações, você vai precisar tocar na engrenagem que fica no canto superior direito da tela.

Lembranças - app 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Logo de cara, o aplicativo dá a opção de escolher com que frequência quer receber as notificações de lembrança: uma vez por dia, apenas sobre coleções e vídeos especiais ou nunca. Embaixo você vai encontrar os campos para ocultar pessoas e datas. Uma vez dentro de cada uma delas, o processo é idêntico ao do navegador.

Lembranças - app 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução