Topo

App


Sabia que dá para usar o celular como webcam? Veja apps que podem ajudar

iStock/Getty
Imagem: iStock/Getty

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

20/12/2020 04h00

Nunca fizemos tantas videochamadas quanto na pandemia da covid-19. Para quem tem notebooks não tem muito segredo, pois o aparelho já vem com webcam. Quem só tem um computador de mesa precisa de uma câmera à parte. Mas se estiver sem dinheiro para isso, ou a qualidade da sua webcam não ser das melhores, a câmera do seu smartphone pode quebrar um galho.

Para isso, você vai precisar fazer o download de apps tanto em seu celular quanto em seu computador. Vale lembrar também que as versões gratuitas das plataformas têm anúncios e marcas d'água.

EpocCam

O EpocCam só está disponível para iPhones e iPads. Já para computador você pode baixá-lo tanto no Windows quanto no macOS. A plataforma requer o iOS 13.3 ou superior, Windows 7 ou superior, e macOS 10.11 ou superior. Caso for usar o app no Windows será necessário ter o iTunes instalado.

A versão gratuita possui poucos recursos disponíveis e o vídeo é transmitido na resolução 640x480 pixels. Já a versão paga além do vídeo ser transmitido em Ful HD (1920x1080 pixels), é permitido usar o smartphone como microfone, usar a câmera HDR, entre outros.

  • No PC:

Acesse o link, deslize a tela para baixo e, na caixa "Select your product" selecione a opção "EpocCam".

Na caixa ao lado, selecione o sistema operacional do seu PC.

Clique no ícone de download (seta para baixo) logo acima da imagem que aparecer.

Após o driver ser baixado, abra o arquivo clicando nele.

Siga o processo de instalação.

Abra o app e toque em "Begin".

Toque em "Next" para continuar.

Caso for usar o wi-fi para a conexão, certifique-se que ambos os aparelhos estejam na mesma rede. Toque em "Next".

Toque no interruptor para permitir que o app acesse a câmera e a conexão com a internet.

Toque em "Done".

iVCam

No iVCam também é necessário fazer o download do aplicativo tanto no computador quanto no smartphone (iOS e Android) de forma gratuita.

Caso tenha iPhone, será preciso ter o iTunes instalado no computador. Já em aparelhos Android é necessário que o modo "Depuração USB" esteja ligado e o aparelho reconhecido.

Na versão gratuita, o vídeo é transmitido na resolução 640x480 pixels. Já na versão paga, a resolução pode variar entre 720 pixels, 1080 pixels e 4K. Além dessas duas versões, o app oferece um pequeno período de testes da versão paga.

  • No PC:

Acesse o link. Deslize a tela para baixo e clique em "Download for Windows". Pode ser que apareça um pop-up de anúncio com o botão de download. Não clique nele.

Após o driver ser baixado, abra o arquivo clicando nele.

Siga o processo de instalação.

  • No smartphone:

Abra o app e permita que ele tenha acesso a internet.

Conecte o cabo USB e permita que o app tenha acesso a câmera e ao microfone.

DroidCam

O DroidCam está disponível para Android e iOS e em PCs, para Windows e Linux.

O aplicativo também possui a versão completa e a gratuita. Na completa, a resolução do vídeo transmitido é superior a 720 pixels no modo HD, além de não ter anúncios e configurações de vídeos, como inverter imagem, contraste e brilho.

  • No PC:

Acesse o link para Windows ou para Linux, dependendo do sistema de seu PC. Clique em "DroidCam Client".

Após o driver ser baixado, abra o arquivo clicando nele.

Siga o processo de instalação.

  • No smartphone:

Abra o app e toque em "Next".

Toque em "Got it" para continuar.

Permita que o app tenha acesso a câmera e ao microfone.

O app do smartphone irá gerar o IP do wi-fi e o Port. Insira esses números no aplicativo do PC e toque em "Start". Para abri-lo basta procurar por "DroidCam" na barra de pesquisa do Windows.

Pronto, agora é só entrar no aplicativo de chamada de vídeo que será usado. Em algumas plataformas você precisará alterar qual câmera será usada. Para isso, basta ir em ajustes de áudio e vídeo e selecionar o aplicativo desejado.