Topo

Nasa mostra imagem rara de 2 buracos negros em processo de fusão; veja

Fusão de dois buracos negros na galáxia NGC 6240 - Reprodução/Nasa /CXC/ MIT /C.Canizares, M.Nowak)
Fusão de dois buracos negros na galáxia NGC 6240 Imagem: Reprodução/Nasa /CXC/ MIT /C.Canizares, M.Nowak)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 10h50

Uma foto com uma união cósmica de cair o queixo, que revela a fusão de dois buracos negros, foi compartilhada pela Nasa (agência espacial norte-americana), no Instagram oficial do famoso Observatório Chandra X-ray. Acredita-se que uniões como as retratadas na imagem sejam "as fontes mais poderosas de ondas gravitacionais no Universo", segundo a agência.

O observatório Chandra X-ray é conhecido por fazer imagens cósmicas ao medir raios-X emitidos por objetos de alta energia, como explosões estelares — e capta também a presença de buracos negros. A descrição da imagem na rede social mostra que os buracos negros em questão estão na galáxia NGC 6240.

"Vistos como os 'pontos' brilhantes perto do centro da imagem, os buracos negros estão separados por apenas 3 mil anos-luz. Eventualmente, eles irão flutuar juntos, formando um buraco negro maior daqui a milhões de anos", explica a legenda da foto.

De acordo com uma postagem em um blog da Nasa, ambos os buracos negros começaram a se fundir há 30 milhões de anos. Isso significa que a imagem é uma cena de um passado muito distante, embora seus protagonistas tenham sido detectados em 2002 pelo Chandra X-ray.

Mais tarde, os dados dos buracos negros foram combinados então com uma imagem do Telescópio Espacial Hubble, capturada em 2008. Hoje se sabe que os dois buracos são supermassivos, o que significa que estão no centro da galáxia NGC 6240.

Além disso, buracos negros supermassivos como os da foto são formados por nuvens de gás gigantescas ou aglomerados contendo milhões de estrelas que colapsaram. Esse belo fenômeno ocorria quando o universo ainda engatinhava, no começo de sua existência.

"A formação de múltiplos sistemas de buracos negros supermassivos deve ser comum no Universo, uma vez que muitas galáxias sofrem colisões e fusões com outras galáxias, a maioria das quais contém buracos negros supermassivos", observou a Nasa, no blog do observatório.