Topo

Instabilidade no Google foi causada por queda de sistema de autenticação

Unsplash
Imagem: Unsplash

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

14/12/2020 09h48Atualizada em 14/12/2020 17h52

Alguns serviços do Google ficaram fora do ar ou com instabilidades durante a manhã desta segunda-feira (14). Foram eles: Gmail, YouTube, Drive, Docs, Play Store, Agenda (Calendar), Analytics, Planilhas, Meet, Fotos e Classroom (Sala de Aula), entre outros.

A falha afetou usuários não apenas do Brasil, como também de outros países, como Estados Unidos, França, Espanha e Índia.

De acordo com o site DownDetector, que monitora instabilidades de várias plataformas e redes sociais, as reclamações tiveram início por volta de 8h30 e chegaram ao pico às 9h.

O Google, por meio de nota, informou que às 8h47 da manhã (horário de Brasília) sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento.

De acordo com o Google, os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período, mas o erro de autenticação foi resolvido às 9h32 e desde então, todos os serviços foram restaurados.

"Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro", disse o porta-voz do Google.