Topo

Inteligência artificial coloriza fotos de atores clássicos; veja como usar

Foto de Marilyn Monroe antes e depois de passar por inteligência artificial Deep AI, que coloriza imagens em preto e branco - Reprodução/Bored Panda
Foto de Marilyn Monroe antes e depois de passar por inteligência artificial Deep AI, que coloriza imagens em preto e branco Imagem: Reprodução/Bored Panda

De Tilt, em São Paulo

12/12/2020 11h29

Hidrėlėy, um colaborador do site Bored Panda, fez um experimento interessante: será que a inteligência artificial já está avançada o suficiente para colorizar todas as nossas antigas fotos em preto e branco com qualidade? Ele encontrou na internet uma IA gratuita chamada Deep AI que fazia isso gratuitamente, em poucos segundos, e o resultado foi acima do esperado.

Para o teste, usou 30 fotos P&B de artistas da Era de Ouro de Hollywood, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Marlon Brando, Grace Kelly, Frank Sinatra e outros. Como ele mesma diz, as imagens modificadas ainda estão "longe de serem perfeitas e na maioria dos casos precisam ser pelo menos retocadas no Photoshop ou em outros programas, mas fiquei surpreso com o quanto um modelo de aprendizado profundo pode alcançar!".

De fato, a IA ainda não é capaz de substituir a qualidade do trabalho de bons restauradores de fotos históricos, como a aclamada brasileira Marina Amaral. Na foto acima com Marilyn Monroe, por exemplo, repare nas plantas, que ficaram com o verde "vazando" das folhas. Mas pode servir para saciar a curiosidade imediata de quem olha fotos em preto e branco e imagina quais seriam as cores reais daquele momento. Além de ser divertido, claro.

O Deep AI, diz o site, foi treinado usando pares de imagens coloridas com suas contrapartes em escala de cinza. Após horas de treinamento, os modelos aprendem a adicionar cor de volta às imagens em preto e branco. Basta criar um cadastro, clicar no botão "Image", escolher a foto salva no seu computador e o site conclui o serviço.

O tamanho máximo de upload de arquivos é de 1.200 pixels em qualquer enquadramento (foto quadrada, retangular etc). Se você tentar carregar uma imagem com mais pixels que o permitido, o site reduz a imagem para este limite máximo.

Veja abaixo alguns exemplos do teste.

Elvis Presley - Reprodução/Bored Panda - Reprodução/Bored Panda
Elvis Presley
Imagem: Reprodução/Bored Panda
Grace Kelly - Reprodução/Bored Panda - Reprodução/Bored Panda
Grace Kelly
Imagem: Reprodução/Bored Panda
Marlon Brando - Reprodução/Bored Panda - Reprodução/Bored Panda
Marlon Brando
Imagem: Reprodução/Bored Panda
Rita Hayworth - Reprodução/Bored Panda - Reprodução/Bored Panda
Rita Hayworth
Imagem: Reprodução/Bored Panda

Veja as 30 fotos no álbum abaixo.