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Novo recurso Carrinho facilita compras pelo WhatsApp; veja como funciona

Recurso Carrinho do WhatsApp - Divulgação/WhatsApp
Recurso Carrinho do WhatsApp Imagem: Divulgação/WhatsApp

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

11/12/2020 04h00

O WhatsApp lançou nesta semana o recurso "Carrinho", que como diz o nome, serve para usuários coletarem produtos e serviços em contas de empresas no WhatsApp Business e juntarem tudo como em um carrinho de compras. Depois, é só enviar o pedido total por mensagem à loja ou restaurante.

A ferramenta deve aparecer automaticamente para as empresas que já usam a opção de catálogo de produtos na versão Business da plataforma. Caso a empresa não tenha um catálogo montado, deverá montá-lo para ter a nova função.

O Carrinho também já está disponível para todos os usuários comuns, podendo acessá-la por meio do ícone de loja no canto superior direito da conversa, caso o estabelecimento tenha a opção.

Mas, como a plataforma ainda não oferece uma solução de pagamentos por decisão do Banco Central —a expectativa agora é que chegue no primeiro trimestre de 2021— a forma de recebimento fica a critério da empresa e do cliente, podendo ser combinado o que for mais conveniente para ambos. Confira o passo-a-passo abaixo.

Adicionar produtos ao carrinho

Abra a conversa da empresa que deseja realizar um pedido. Toque no ícone de quitanda ao lado do nome ou número de telefone.

O catálogo será aberto.

Toque no produto que deseja comprar.

Toque em "Adicionar ao carrinho".

Você pode tocar em "Conversar com a empresa" para fazer uma pergunta sobre o produto.

Editar seu carrinho

Toque no ícone de carrinho no canto superior direito na tela "Catálogo".

Você pode editar a quantidade de cada produto. Basta tocar no número ao lado do item e alterar para o desejado.

Toque em "Continuar comprando" para voltar ao catálogo e adicionar mais produtos.

Finalizar um pedido

Na tela "Seu carrinho", toque no ícone de seta no canto inferior direito.

Após enviar o carrinho, você pode ver os detalhes da compra tocando em "Ver carrinho enviado" na mensagem.

O pagamento fica a critério da empresa e do cliente, combinando na conversa o que for mais conveniente para ambos. O pedido só será finalizado quando a empresa confirmar o pagamento.