Topo

Nasa diz que exoplaneta pode resolver o mistério do 'planeta nove'

O exoplaneta HD 106906 b pode explicar fatos desconhecidos sobre o Sistema Solar - Divulgação/NASA, ESA e M. Kornmesser (ESA/Hubble)
O exoplaneta HD 106906 b pode explicar fatos desconhecidos sobre o Sistema Solar Imagem: Divulgação/NASA, ESA e M. Kornmesser (ESA/Hubble)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2020 14h43

A teoria surpreendente de que talvez exista um corpo celeste desconhecido no nosso Sistema Solar, apelidado de "Planeta Nove", ganhou uma reviravolta anunciada ontem pela Nasa, que informou que um exoplaneta pode desvendar o mistério do nono planeta.

Com 11 vezes o tamanho de Júpiter, o exoplaneta HD 106906 b foi descoberto em 2013 pelos telescópios Magellan no observatório de La Campana, no Chile. Mas sua órbita foi determinada graças a dados do telescópio espacial Hubble.

Na conta oficial do Hubble no Instagram, a agência aeroespacial norte-americana informou que o exoplaneta "pista para o mistério" está em uma órbita localizada a 336 anos-luz de distância (considere que 1 ano-luz vale aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros).

Com isso, é possível perceber que o objeto está muito distante de nós. Ainda assim, os cientistas acreditam que ele possa revelar segredos sobre a nossa casa: o Sistema Solar. Isso porque o modo como a órbita dele se formou pode ser parecido com o do lendário "Planeta Nove".

A descoberta

Em comunicado, a Nasa explicou que esse mundo misterioso teria sido expulso por interações com Júpiter. Entretanto, por sua vez, o gigante gasoso teria lançado o "Planeta Nove" para além de Plutão.

Hoje, a principal hipótese diz que o nono planeta estaria além do Cinturão de Kuiper, um disco circunstelar além de Netuno.

exoplaneta HD 106906 b  - Divulgação/NASA, ESA, M. Nguyen (University of California, Berkeley), R. De Rosa (European Southern Observatory) e P. Kalas (University of California, Berkeley e SETI Institute) - Divulgação/NASA, ESA, M. Nguyen (University of California, Berkeley), R. De Rosa (European Southern Observatory) e P. Kalas (University of California, Berkeley e SETI Institute)
Imagem capturada pelo Telescópio Hubble mostra órbita do exoplaneta HD 106906 b
Imagem: Divulgação/NASA, ESA, M. Nguyen (University of California, Berkeley), R. De Rosa (European Southern Observatory) e P. Kalas (University of California, Berkeley e SETI Institute)

A agência comparou as novidades trazidas pelo exoplaneta com uma espécie de "viagem no tempo" para entender o "Planeta Nove".

"É como se tivéssemos uma máquina do tempo para nosso próprio sistema planetário voltando 4,6 bilhões de anos para ver o que pode ter acontecido quando nosso jovem Sistema Solar estava dinamicamente ativo e tudo estava sendo empurrado e reorganizado", explicou o cientista da Nasa, Paul Kalas, em comunicado.