Topo

App


Aplicativo permite selecionar e ouvir frases usando os olhos; veja teste

Recurso Look to Speak, do Google - Google/Divulgação
Recurso Look to Speak, do Google Imagem: Google/Divulgação

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

10/12/2020 11h55

O Google lançou um novo aplicativo para smartphone que permite selecionar frases apenas com o movimento dos olhos, para que elas sejam ditas por uma voz automatizada —que pode, inclusive, ser editada.

Em teste realizado por Tilt, o Look to Speak se mostrou bastante eficaz no que se propõe: facilitar a comunicação de pessoas com deficiência motora e de fala.

O aplicativo é compatível com Android (9.0 e superior, incluindo Android One), e foi idealizado para trabalhar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Look to Speak - posicionamento - Google/Divulgação - Google/Divulgação
Usuário precisa posicionar a cabeça no círculo indicado
Imagem: Google/Divulgação

Tilt testou o aplicativo. Para os brasileiros, o maior problema é que tudo ainda está em inglês, inclusive as instruções. Mas a configuração é rápida e fácil.

Logo após baixar o aplicativo, é necessário conceder a permissão para o acesso à câmera do celular. Depois de assistir um vídeo sobre o funcionamento do app (em inglês, abaixo), posicione a cabeça do usuário no círculo indicado. Daí, são feitos testes para a movimentação dos olhos.

O aplicativo rastreia o movimento dos olhos do usuário —para esquerda, direita ou para cima— de forma que a pessoa escolha a frase desejada em duas listas diferentes.

Look to speak - utilização - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Utilização do Look to Speak é bastante intuitiva
Imagem: Divulgação/Google

Quando se olha para a esquerda, a coluna da direita é excluída, e assim sucessivamente, até que a frase seja selecionada e falada pelo aplicativo. A qualquer momento a ação pode ser cancelada; basta olhar para cima.

Para tornar o uso do aplicativo mais efetivo, é possível adicionar as frases mais usadas ou até mesmo traduzir aquelas que já estão pré-inseridas. Para isso, basta clicar no lápis ao lado das frases e fazer a mudança na aba "Edit Phrasebook".

O uso do aplicativo é bem fácil e intuitivo. Nos testes, a reportagem não teve dificuldades em manuseá-lo. Mas um problema observado além do idioma é que o seu menu de configurações para ajuste da captura do olhar do usuário e edição de frases não pode ser ajustado com a movimentação dos olhos, sendo necessário o toque na tela.

Por isso, as pessoas com limitações na fala e movimento vão precisar da ajuda de terceiros no primeiro acesso. No mais, é bastante válida a ideia de oferecer esse recurso de acessibilidade ao grande público.