Topo

Todos quiseram saber o que é lockdown no Google, o que diz muito sobre 2020

TELMO FERREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: TELMO FERREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

De Tilt, em São Paulo

09/12/2020 05h00

A busca no Google com o termo "o que é" serve como um bom termômetro do que rolou de importante durante o ano. Em levantamento anual anunciado nesta quarta-feira (8), chamado Year In Search, a gigante das buscas divulgou os assuntos que as pessoas mais se interessaram saber o que é em 2020.

De cara, as principais menções têm relação com a pandemia. Abaixo, a lista completa.

  1. O que é lockdown
  2. O que é quarentena
  3. O que é pandemia
  4. O que é cadastro único
  5. O que é coronavírus
  6. O que é fascismo
  7. O que é pix
  8. O que é yuzu
  9. O que é sororidade
  10. O que é conar

Das dez ocorrências, quatro tem relação com a pandemia mundial que assola o mundo. Se restam dúvidas, "lockdown" significa confinamento, e é a medida mais severa de distanciamento social que os governos ao redor do mundo adotaram para evitar o contágio da doença.

Depois vem "quarentena", que nada mais é que uma medida de distanciamento social sugerida para pessoas em específico, como quem teve contato com pessoas doentes. Mesmo assim, era comum ver autoridades falarem em "respeitar a quarentena" como um sinônimo de praticar o distanciamento social.

Ainda sobre o tema tem o termo "coronavírus", que trata do tipo de vírus que causa a covid-19, e "pandemia", que consiste em uma doença infecciosa que se espalha por uma grande área geográfica — nesta de 2020, pessoas foram infectadas em quase todo o mundo.

Outros termos

A seleção de perguntas "o que é" conta ainda com termos bem curiosos. "Yuzu", por exemplo, é um tipo de limão japonês, mas também pode se referir a um emulador do console Nintendo Switch.

"Sororidade", de forma simplificada, é a solidariedade entre as mulheres, enquanto "fascismo" faz referência ao movimento político ultranacionalista, que surgiu na Itália no século 20.

O "cadastro único" parece fazer referência ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, já que muita gente buscou informações sobre auxílios distribuídos para amenizar os efeitos da pandemia.

Por fim, o "Pix" é o sistema de transferência instantânea de dinheiro idealizado pelo Banco Central, e o "Conar" é a sigla de Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitário. Se fosse para chutar por que ele apareceu nessa lista, eu diria que o termo está conectado com punições aplicadas pelo órgão durante as lives musicais em plataformas digitais como YouTube e Instagram. Um dos principais alvos do órgão foi o cantor Gusttavo Lima.

"Como fazer" e perguntas mais buscadas

Na lista do Google, a companhia também listou o que os brasileiros mais buscaram "como fazer" e as perguntas mais frequentes feitas ao mecanismo de busca.

Como fazer
1) Como fazer máscara de tecido?
2) Como fazer álcool gel?
3) Como fazer o cadastro único?
4) Como fazer avatar no Facebook?
5) Como fazer o cadastro do auxílio emergencial?
6) Como fazer que as pessoas gostem de mim?
7) Como fazer dueto no TikTok?
8) Como fazer tie dye?
9) Como fazer live no Instagram?
10) Como fazer transferência pelo Pix?

Perguntas
1) Quem matou Max?
2) Quem sai do BBB?
3) Quem ganhou o BBB?
4) Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos?
5) Como justificar o voto?
6) O que é lockdown?
7) O que é pandemia?
8) Como saber meu número?
9) Quantos casos de coronavirus há no Brasil?
10) Como fazer máscara de tecido?