Topo

Dia da Astronomia: veja as perguntas mais buscadas no Google e YouTube

O Dia da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro no Brasil - Pixabay
O Dia da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro no Brasil Imagem: Pixabay

Janaina Garcia

Colaboração para Tilt

02/12/2020 12h07Atualizada em 02/12/2020 17h29

Você já parou para se perguntar como a astronomia define o universo, ou, simplesmente, o que um astrônomo estuda? Pois tem gente fazendo essas e várias outras perguntas sobre o tema no Google e no serviço de streaming de vídeos da empresa, o YouTube.

O Dia da Astronomia ocorre anualmente em 2 de dezembro. Para marcar a data, o Google compilou com exclusividade a Tilt quais as dúvidas mais comuns expressadas pelos internautas no Brasil no buscador nos últimos 12 meses.

  1. O que é astronomia?
  2. O que a astronomia estuda?
  3. O que faz um astrônomo?
  4. Como a astronomia define o universo?
  5. O que um astrônomo estuda?

Também foram listadas as principais perguntas pesquisadas relacionadas ao campo da astronomia, mas sem, necessariamente, considerar a palavra "astronomia".

  1. O que é uma estrela cadente?
  2. Qual a diferença entre translação e rotação?
  3. O que é massa na astronomia?
  4. O que é órbita?
  5. O que são estrelas?
  6. Como surgiu o universo?
  7. As estações do ano ocorrem porque?
  8. O que é astro na astronomia?
  9. As estrelas mudam de posição?
  10. O que é constelação e quantas existem?

Se você quiser poupar um pouco de tempo, veja uma explicação rápida de Domingos Soares, professor do Departamento de Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): "A Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes (planetas, asteroides, cometas, estrelas, galáxias, etc.) e também o conjunto dos corpos celestes e o que existe entre eles, ou seja, o universo".

Canais temáticos

O YouTube compilou ainda uma playlist sobre astronomia com alguns dos principais canais da plataforma que abordam o tema, com dicas de ciência e a revelação de mistérios do que há além da atmosfera terrestre.

O conteúdo, comandado por especialistas, explica como a ciência opera por trás de diversos acontecimentos e objetos astronômicos. Curiosidades como detalhes de missões espaciais, lançamentos de foguetes e as mais novas descobertas sobre os planetas do Sistema Solar também são matéria-prima desses youtubers.

Na última semana de setembro passado, por exemplo, a plataforma detectou um aumento de cerca de 90% nas buscas sobre Marte em relação à semana anterior, por conta da divulgação de novas evidências de água líquida na superfície do Planeta Vermelho. É o tipo de acontecimento que desperta aquela velha curiosidade humana de olhar para o céu e se perguntar: afinal, o que (mais) existe no universo?

A seguir, confira alguns canais no YouTube que podem ajudar você a obter algumas respostas —ou a se fazer outras perguntas.

O canal, que recentemente atingiu um milhão de seguidores, explica as missões da Nasa, SpaceX e o que mais estiver relacionado com tecnologia, astronomia e filosofia. A proposta é simplificar a ciência para os espectadores. Schwarza também fez neste ano vídeos exclusivos para Tilt.

Aqui, Pedro Loos aborda diversos tópicos sobre ciência, o que incluem astronomia e outras dúvidas sobre o universo, como supernovas, matéria escura, asteroides e vida em outros planetas.

O canal é voltado a quem gosta de acompanhar o lançamento de foguetes ao vivo. Os vídeos abordam também diversas missões e estudos do Sistema Solar.

Com histórias marcantes da exploração espacial, o canal também responde dúvidas sobre ciência e tecnologia.