PUBLICIDADE
Topo

99 vai usar Google Street View para mostrar onde você deve esperar carro

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

02/12/2020 14h39

Promover o encontro entre o passageiro e o motorista em uma viagem por aplicativo pode ser bem difícil, pois nem sempre as pessoas conhecem o lugar onde elas estão ou para onde estão indo. Em anúncio nesta quarta-feira (2), a 99 anunciou algumas novidades para seu app, e uma delas é ajudar as partes envolvidas a se dirigirem ao local combinado com a ajuda do Google Street View.

Esta e outras novas funções da 99, que devem incluir mais segurança e controle para motoristas, começarão a ser liberadas para teste em dezembro, mas só chegará à maioria das pessoas em janeiro de 2021.

De modo geral, o usuário vai se deparar com um visual mais limpo, que lembra um pouco a atual interface da Uber, e uma maior explicação das modalidades de serviços da 99, como Pop, Confort e Entrega, entre outros.

Nova interface do app da 99 dará mais detalhes sobre modalidades de corrida, como 99Pop, 99Comfort e 99Entrega - Reprodução - Reprodução
Nova interface do app da 99 dará mais detalhes sobre modalidades de corrida, como 99Pop, 99Comfort e 99Entrega
Imagem: Reprodução

Cadê o carro que eu chamei?

Para facilitar o encontro no ponto de embarque, a 99 fará uma integração com o Google Street View, em que tanto motorista quanto passageiro conseguirão ver exatamente onde devem esperar.

Street View no app da 99 - Divulgação - Divulgação
99 terá integração com Street View para mostrar local exato de embarque para o passageiro
Imagem: Divulgação

Outra tecnologia nova é a realidade aumentada, que deve em um primeiro momento estar disponível apenas em aeroportos. Assim, o passageiro poderá usar o app para seguir direções e chegar ao ponto de encontro. O recurso começará no aeroporto de Confins (MG), mas em breve também funcionará no aeroporto Santos Dumont (RJ) e aeroporto de Guarulhos (SP).

realidade aumentada da 99 - Reprodução - Reprodução
99 terá recurso de realidade aumentada para ajudar passageiros a acharem o ponto de encontro com motorista
Imagem: Reprodução

Davi Miyake, diretor de operações da 99, disse que a ideia é ter uma experiência melhor tanto para passageiros quanto para motoristas.

Assistente de ganhos

Do lado dos motoristas, uma das novidades do novo app é o Assistente de Ganhos. O recurso ajuda quem gosta de estabelecer uma meta diária. "Isso veio de conversas com motoristas, pois grande parte define uma quantia para tentar fazer por dia ou semanalmente, e muita gente faz isso no Excel", disse Miyake.

Antes de definir um valor, o app dirá, por exemplo, quanto foi a média da semana anterior —até para que haja um alinhamento de expectativas. Além disso, os motoristas terão um detalhamento do que foi faturado, como a porcentagem do ganho com corridas, incentivos e taxas de cancelamento.

Com base no histórico de chamadas, a 99 também disse que os motoristas terão acesso a uma curva de demanda. Assim, eles poderão ter uma noção de quais horários têm rolado mais pedidos para corridas. Os condutores do app poderão ainda configurar lembretes para serem avisados dos horários de maior demanda.

Tá tudo certo?

A questão de segurança em apps de transporte é primordial, e o novo app deve contar com novos recursos para motoristas e passageiros.

Um deles é chamado de Monitoramento de Corrida. Ao notar algo de errado numa corrida —tempo maior que o comum ou uma parada muito longa—, o aplicativo perguntará se está tudo bem para as duas partes envolvidas. Caso esteja algo errado, a central de segurança será notificada.

Novo recurso de app da 99 pergunta se está tudo certo com o passageiro, caso viagem tenha algum incidente incomum, como tempo maior que o esperado - Reprodução - Reprodução
Novo recurso de app da 99 pergunta se está tudo certo com o passageiro, caso viagem tenha algum incidente incomum, como tempo maior que o esperado
Imagem: Reprodução

Além disso, o app terá a funcionalidade de gravação de áudio em situações de desconforto (como em caso que passageiro ou motorista consideram que estão sendo vítimas de assédio) e a possibilidade de ligar diretamente para a polícia.

Troco na carteira virtual

Desde o início do ano, a 99 tem feito testes com sua carteira virtual, a 99 Pay. A companhia tem objetivo de expandir o funcionamento dela para reduzir a circulação de dinheiro vivo.

Segundo Mauricio Orsolini Filho, diretor da 99 Pay, uma pessoa pode, por exemplo, pagar por uma corrida e receber o troco em sua carteira virtual, em vez de fazer o motorista procurar por dinheiro trocado. O usuário poderá ainda transferir este dinheiro para outras pessoas com 99 Pay, fazer recarga de créditos no próprio app e ganhar rendimentos (companhia diz que grana na carteira rende até 220% do CDI, ou três vezes o valor da poupança).

Por ora, a carteira virtual da 99 está sendo disponibilizada aos poucos: não foi liberada ainda em São Paulo (SP) ou no Rio de Janeiro (RJ), mas há testes em Curitiba (PR), Campinas (SP), Uberlândia (MG) e São José dos Campos (SP). O objetivo da 99 é que ela esteja nas mais de 1.600 cidades onde opera até o fim do primeiro semestre de 2021.