Topo

Câmeras registram meteoro 'tão brilhante quanto a lua cheia' no Japão; veja

O clarão causado pelo meteoro pode ser visto de diversas regiões do Japão, no último domingo - Reprodução/Facebook/CBS News
O clarão causado pelo meteoro pode ser visto de diversas regiões do Japão, no último domingo Imagem: Reprodução/Facebook/CBS News

De Tilt, em São Paulo

01/12/2020 10h41

Um meteoro brilhante foi gravado por câmeras de segurança caindo do céu em grandes áreas do Japão. O registro aconteceu na madrugada do último domingo e mostra o meteoro provocando um clarão enquanto descia pela atmosfera. O diretor do Planetário Municipal de Akashi chegou a informar que a explosão de luz do meteoro foi tão brilhante quanto a lua cheia.

Diversas pessoas do oeste do Japão contaram nas redes sociais que viram a cena espetacular. Segundo o site da rede de televisão CBS News, a televisão pública local NHK informou que as câmeras das prefeituras de Aichi, Mie e em outros lugares também flagraram o meteoro no céu do país.

O meteoro pôde ser visto brevemente no céu às 1h35 (horário local), antes de emitir uma luz poderosa que também foi vista no oeste e centro do Japão.

Alguns especialistas ponderaram que há chances de pequenos fragmentos do meteoro terem atingido o solo. "Acreditamos que a última explosão de luz foi tão brilhante quanto a lua cheia", disse Takeshi Inoue, diretor do Planetário Municipal de Akashi, à agência de notícias Kyodo.

"Isso foi assustador", escreveu uma pessoa no Twitter que compartilhou um vídeo da câmera do painel do carro que registrou o clarão provocado pelo meteoro.